Cultura

XX Terra & Cor da Canção Nativa

Confira as músicas e os jurados do festival

(Foto: Rodrigo Netto)
Por Rodrigo Netto
02/03/2016 23:04
Atualizado em 18/09/2017 20:36
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
No sábado dia 27, ocorreu a XX edição do Terra & Cor da Canção Nativa de Pedro Osório. Após o processo de triagem doze músicas foram selecionadas para subir ao palco para serem analisadas pelos jurados.

Continuar lendo

Publicidade

 

No sábado dia 27, ocorreu a XX edição do Terra & Cor da Canção Nativa de Pedro Osório. Após o processo de triagem doze músicas foram selecionadas para subir ao palco para serem analisadas pelos jurados.

Este ano os jurados foram,

Cristiano Quevedo:

Referência pelo trabalho musical, Cristiano Quevedo é marca consagrada como um dos mais talentosos nomes da música gaúcha. Natural de Piratini, histórica capital farroupilha, Cristiano mantém a tradição de estar próximo de seu público, cantando a mais autêntica música sul-rio-grandense. Em seus 20 anos de carreira gravou 13 discos e vem conquistando uma legião de fãs no Rio Grande do Sul, demais regiões do Brasil e do mundo. Iniciou sua carreira nos festivais de música nativista, nos quais conquistou os principais prêmios do gênero no Estado. Seus shows caracterizam-se pela harmonia e proximidade com o público e pelas canções de seu repertório, que se encaixam perfeitamente nos momentos narrados, trazendo o que há de mais autêntico e tradicional na música gaúcha. Atuando como radialista, intérprete e cantor, já percorreu o Brasil e exterior com seu trabalho. Cristiano Quevedo já recebeu inúmeros prêmios pela valorização da cultura regional, como o Açorianos de Música, a maior premiação do meio Cultural do Estado. Em 2011 gravou o DVD Contraponto em Piratini/RS, sua cidade natal. Em 2015, Cristiano lançou pela Gravadora Show do Sul, o trabalho “Parelha” ao lado do cantor e compositor Érlon Péricles. No repertório canções inéditas compostas por eles, além de parcerias com renomados compositores gaúchos, mesclando canções para se ouvir e dançar, afirmando a trajetória já consagrada desses dois artistas.

 

José Carlos Batista de Deus:

Médico Veterinário, poeta de Piratini, participa dos festivais há mais de 20 anos, no Terra & Cor desde a segunda edição. Em 2014 lançou o CD Flor e Truco, em parceria com Eduardo Munhoz e João Bosco Ayala.

Zé Nunes ou Zé da Gaita:

Músico e tradicionalista, defensor e promotor da cultura gaúcha, participou do 1º Terra & Cor da Canção Nativa, com o grupo "Urutau, canto e corda", tendo classificado e fazendo parte do disco do festival com a música Comércio de Carreira. Participou do Reponte da Canção, conquistando o título de música mais popular, tendo participado com gaiteiro na música Velha Cuia Companheira. Com participação em diversos festivais Zé Nunes é gaiteiro e cantor popular gaúcho.

 

Confira todas as músicas participantes do XXº Terra & Cor, por ordem de apresentação:

1) Toco a Vida – Candombe – Balneário Camboriú – SC

2) Visagens do Coração – Canção – Santiago – RS

3) Quando o Campo se faz Canção – Chamarra – Restinga Seca – RS

4) Tranco Largo – Milonga – Pelotas –RS

5) Baile da Saracura – Chamarra – Restinga Seca – RS

6) Quando se Planta um Querer pra Toda Vida – Pedro Osório – RS

7) Pra Quem Respeita a Verdade – Chamarra – Rio Grande – RS

8) Oração em Poema – Milonga – Santo Antônio – RS

9) Japecanga – Chamarra – Canoas – RS

10) Tropel de Guerra – Milonga – Santana do Livramento – RS

11) Chimarrete – Chimarrita – Santana do Livramento – RS

12) De um Neto pra o Avô – Pedro Osório – RS