Cultura

Um carnaval diferente

Confira um resumo do Carnaval de Pedro Osório

(Foto: Rodrigo Netto)
Por Rodrigo Netto
12/02/2016 23:22
Atualizado em 18/09/2017 20:36
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
A nossa reportagem analisou durante as duas noites de carnaval de rua de Pedro Osório, os pontos positivos e negativos da festa, antes de parecer sermos os donos da razão, apontamos aqui pontos que podem e devem ser melhorados, uma vez que o carnaval atraiu visitantes e tem potencial para voltar aos tempos de glória, onde era referencia da zona sul.

Continuar lendo

Publicidade

A nossa reportagem analisou durante as duas noites de carnaval de rua de Pedro Osório, os pontos positivos e negativos da festa, antes de parecer sermos os donos da razão, apontamos aqui pontos que podem e devem ser melhorados, uma vez que o carnaval atraiu visitantes e tem potencial para voltar aos tempos de glória, onde era referencia da zona sul.

Horário

Pró – Não há.

Contra - Entra ano, sai ano, sempre as promessas que o carnaval irá cumprir os horários divulgados. Os dois últimos blocos desfilam para quase ninguém, devido à demora a entrar na avenida. Mais de 75% do público foi embora antes do ultimo bloco e mais de 50% no penúltimo.

Trânsito

Pró - A Prefeitura nos dois dias isolou a área central, interrompendo o trafego de veículos, com faixas, placas desde cedo.

Contra – Alguns motoristas entravam na contramão e não respeitavam as placas de interrompido, inclusive em alguns casos passando por cima da calçada para não ter que fazer o retorno.

Local

Pró – A Rua Maximiliano Tupinambá da Costa foi uma bela escolha, esta é a segunda vez que recebe o carnaval, mas nem se compara a anterior. A Administração fez um capeamento asfáltico na rua, as calçadas foram totalmente reformadas e ampliadas, ficando um lugar agradável, para quem sentava na sua cadeira de praia como para quem transitava pelo local.

Contra – Por denúncia o palanque de autoridades teve que ser removido por ordem dos bombeiros que vistoriaram a passarela na quinta e na sexta.

Banheiros

Pró – A administração Municipal colocou a disposição no início da passarela, cinco banheiros químicos, além do banheiro que tem no centro da praça, que fica no final da passarela.

Contra – Apesar de ter opções, muitos homens, urinavam na rua e  ainda houve depredação no banheiro publico.

Lixo

Pró – A Prefeitura distribuiu uma grande quantia de lixeiras, feitas de latão de ferro, na proporção de quase uma por poste, dos dois lados da rua.

Contra – Mesmo tendo diversas opções, onde a pessoa não andaria nem no máximo 25m com o lixo para colocar na lixeira, alguns foliões insistiram em largar o lixo no chão, lixeiras tinham, faltou educação.

Segurança

Pró – A Administração contratou equipe especializada e uniformizada para fazer o controle dos desfiles, com cordas na frente e atrás de cada bloco. A Brigada Militar fez um excelente trabalho ostensivo. No segundo dia ainda recebeu o apoio de uma unidade da Patram de Pelotas.

Contra – A faixa que separava os foliões do público era uma fita de isolamento na primeira noite, que foi rasgada em quase a sua totalidade, para a segunda noite a mesma fita havia sido substituída por cordas. Na primeira noite foi tranquilo, um carnaval familiar, já no segundo dia, muitas confusões, felizmente bem controladas pela Brigada Militar.

Iluminação

Pró – A rua e seus arredores receberam boa iluminação.

Contra – Apesar de colocar refletores na praça para o evento a mesma ainda estava muito escura.

Público

Pró – um grande número de moradores e visitantes de toda a zona sul se fizeram presente no carnaval de rua de Pedro Osório, superando as expectativas. A primeira noite recebeu um público maior.

Contra – O atraso fez com que parte do público não visse os dois últimos blocos.