Eventos

Ovinocultores de Pedro Osório se destacam na Agrovinos em Bagé

Grupo recebeu grande destaque

(Foto: Divulgação / EM Pedro Osório EMATER/RS-ASCAR)
Por Rodrigo Netto
27/01/2016 16:40
Atualizado em 18/09/2017 20:36
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
No dia 15 de janeiro, no Parque de Exposições em Bagé, dentro da programação da 8º Agrovinos, ocorreu a 1º Mostra Pampa de Ovinos – Concurso de Borregas.

Continuar lendo

Publicidade

No dia 15 de janeiro, no Parque de Exposições em Bagé, dentro da programação da 8º Agrovinos, ocorreu a 1º Mostra Pampa de Ovinos – Concurso de Borregas.

O concurso contou com 48 trios de borregas de produtores de vários municípios, como: Bagé, Pelotas, Pinheiro Machado, Pedro Osório, Canguçu, Santana da Boa Vista, Caçapava do Sul, Lavras do Sul, Santa Margarida, Pedras Altas e São Gabriel. O jurado do concurso foi o zootecnista Danilo Farias, de Pinheiro Machado.

Com o apoio da ARCO que ofereceu o frete para deslocamento dos animais sem custo para os produtores de Pedro Osório, houve a participação de 8 trios de nosso município, que representaram muito bem a ovinocultura local. Com a parceria do escritório municipal da Emater, através do veterinário Marcelo Souza, que intermediou esse apoio da ARCO e viajou com alguns produtores a Bagé, permanecendo de quinta até sábado acompanhando as borregas e o concurso, considerou muito válida essa inciativa. Para Marcelo, “a excelente participação e premiações obtidas em um concurso regional e em que participaram quase 50 trios de borregas de muita qualidade de toda região, mostra o quanto o trabalho que vem sendo realizado ao longo dos anos com os produtores de Pedro Osório vem melhorando geneticamente o rebanho e o manejo realizado nas propriedades. A Emater é parceira sempre dos produtores e, com certeza, com o melhoramento contínuo, o trabalho e qualificação dos produtores, esses resultados tendem a aparecer cada vez mais”.

Importante salientar a organização dos produtores participantes da COOMELPO, que no dia do julgamento, foram de Pedro Osório a Bagé em vários carros e se destacaram numa torcida formada por quase trinta pessoas.

Abaixo os resultados obtidos pelos produtores de Pedro Osório na 1º Mostra Pampa de Ovinos:

Raça Ideal:

Trio Grande Campeão – Borrega com melhor conformação – Melhor borrega rústica – Enilda S. Goulart e Nelcy Saraiva

Terceiro Melhor Trio – Rose Meire Borges Blank

 

Raça Corriedale:

Trio Reservado Grande Campeão – Melhor borrega rústica – Rodrigo Magalhães Vaz

 

Raça Texel:

Trio Grande Campeão – Melhor borrega rústica – Cleusa Duarte Rodrigues

Trio Reservado Campeão – Nilza dos Santos Machado

 

Raça Hampshire Down:

Trio Grande Campeão – Sidnei Gonçalves da Silva

 

Raça Naturalmente Coloridos:

Trio Reservado Grande Campeão – Maria Alice Drumonnd

 

(Texto: Marcelo M. da C. de Souza

Chefe do Escritório Municipal
ERNS I - Agropecuária
EM Pedro Osório
EMATER/RS-ASCAR)