Cultura

1º Seminário Espírita de Pedro Osório

Evento foi realizado pela Sociedade Espírita Fé, Esperança e Caridade

(Foto: Rodrigo Netto)
Por Rodrigo Netto
26/12/2015 00:21
Atualizado em 18/09/2017 20:36
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
Aconteceu no último sábado, dia 19 de dezembro, no salão do Clube da Terceira Idade, o 1º Seminário Espírita promovido pela Sociedade Espírita Fé, Esperança e Caridade, em alusão aos seus 75 anos.

Continuar lendo

Publicidade

Aconteceu no último sábado, dia 19 de dezembro, no salão do Clube da Terceira Idade, o 1º Seminário Espírita promovido pela Sociedade Espírita Fé, Esperança e Caridade, em alusão aos seus 75 anos.

Com o título ‘Jesus, o Evangelho e a Paz’, o seminário reuniu espíritas e simpatizantes da doutrina codificada por Allan Kardec de várias cidades da região sul do Estado. As atividades começaram às 14 horas com a apresentação do Grupo Pazear, grupo musical da cidade de Pelotas formado por espíritas que tem por objetivo fazer da música um instrumento para a construção da paz. Logo a seguir ocorreu a primeira palestra do seminário, intitulada ‘O Evangelho e a cultura de Paz’, realizada por Vinícius Lima Lousada, professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), da cidade de Bento Gonçalves.

Após a primeira palestra houve uma segunda apresentação do Grupo Pazear e um intervalo de 20 minutos, em que foi servido bolo e refrigerante aos presentes, em razão do aniversário da sociedade espírita organizadora do evento.

Logo após o intervalo ocorreu a segunda palestra, proferida por Maria Elisabeth Barbieri, presidente da Federação Espírita do Rio Grande do Sul (FERGS), que abordou o tema ‘Deixando Jesus nascer em nossos corações’. A presidente da FERGS também esteve ao vivo presente no Programa Terceiro Milênio, que a Sociedade Espírita Fé, Esperança e Caridade mantém na Rádio Portal Sul FM todos os sábados às 12:30 horas, ocasião em que concedeu entrevista a Edenir Madeira, apresentador do programa.

O encerramento do seminário ficou a cargo de Milton Vaghetti e Juliano Tavares, que interpretaram temas de MPB e terminaram a sua apresentação cantando ‘Maria de Nazaré’, em homenagem ao tema central do evento.

A Sociedade Espírita Fé, Esperança e Caridade é mais antiga que o município de Pedro Osório e foi fundada em 30 de dezembro de 1940, na época em que Olimpo ainda era um distrito de Arroio Grande. O centro espírita fica situado na Rua Mauá, número 78. Suas sessões públicas abertas acontecem todas as sextas-feiras às 20 horas, ocasião em que ocorre uma palestra em que são abordados assuntos diversos de acordo com a visão espírita e logo após é oferecido o passe, considerado pelos espíritas como uma transmissão de energias positivas.

O evento aconteceu no mesmo dia em que outros movimentos celebraram a paz pelo mundo. Na mesma ocasião, na cidade de Salvador, capital da Bahia, o médium espírita e conferencista de renome internacional Divaldo Pereira Franco liderou uma marcha pela paz no contexto de um amplo movimento por ele criado, denominado ‘Você e a Paz’. Também no mesmo dia aconteceu a sétima edição do movimento ‘América Medita’, evento que reuniu milhares de pessoas em 35 cidades das Américas meditando simultaneamente pela construção da Paz no mundo.

 

(Texto: Marcelo Gil)