Prefeitura de Pedro Osório

Secretaria e Conselho de Saúde realizam V Conferência Municipal de Saúde

O objetivo principal foi o de analisar, definir e deliberar sobre as prioridades e situação local de saúde.

Por Prefeitura de Pedro Osório 2009/2016
13/07/2015 19:15
Atualizado em 18/09/2017 20:36
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
Aconteceu na quinta-feira (09), no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Getúlio Vargas, a V Conferência Municipal de Saúde, com o tema: Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas - Direito do Povo Brasileiro.

Continuar lendo

Publicidade

Aconteceu na quinta-feira (09), no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Getúlio Vargas, a V Conferência Municipal de Saúde, com o tema: Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas - Direito do Povo Brasileiro.

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, abordou o sub-tema: Fortalecimento da Saúde Pública e Aprimoramento de Ações Preventivas, tendo como palestrante a Enfermeira Eliédes Freitas Ribeiro, diretora de Ações em Saúde do município de Pelotas.

A Secretária Gizeli Ibeiro Godinho agradeceu o trabalho realizado pelo Conselho Municipal de Saúde presidido por Dagoberto Soares junto à Secretaria. E na oportunidade, acompanhada das enfermeiras Marcia da Silva Almeida e Gladis Caseres realizou uma apresentação das ações de atenção à saúde, desenvolvidas no município.  

Participaram do evento gestores, profissionais de saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que tiveram a oportunidade de realizar trabalhos em grupo, com a finalidade de analisar, discutir e emitir propostas relacionadas à saúde pública, com as seguintes temáticas: Aprimoramento de Ações Preventivas; Qualificação da Atenção Básica; Intervenções em Situações de Vulnerabilidades Assistenciais e Cofinanciamento das Ações de Saúde.

Todas as propostas elaboradas serão encaminhadas para a Conferência Estadual de Saúde, através dos delegados que foram escolhidos durante a realização da V Conferência Municipal que teve como objetivo principal analisar, definir e deliberar sobre as prioridades e situação local de saúde, na busca de reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS, através da formação de diálogos com a comunidade, acerca do direito e controle das políticas públicas de saúde.

Segundo a Secretária Gizeli, as Conferências de Saúde são espaços que permitem a construção do sistema de saúde e contribuem para dar maior visibilidade ao SUS, na instância local, à medida que gestores, profissionais e usuários comprometidos com a população se esforçam no sentido de elevar a competência dos programas, as formas de gerenciamento e a prestação de serviços, mesmo com recursos insuficientes.

Durante o seu pronunciamento, o Prefeito Cesar Brito (Cebinho), ressaltou a importância da prestação de serviços em saúde preventiva e também a dedicação do Conselho Municipal de Saúde. Agradeceu a Secretária Gizeli, a equipe de Saúde da Família e demais profissionais pelo excelente trabalho que está sendo feito junto a nossa comunidade, pois hoje contamos com mais de 10 médicos atendendo a nossa população.