Cultura

O Latino-América Duo Arrebatedor

Dupla de violinista encerrou a 4ª Semana Internacional de Arte e Cultura

(Foto: Rodrigo Netto)
Por Rodrigo Netto
01/06/2015 21:55
Atualizado em 18/09/2017 20:36
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
Dois violões em uma noite fria nas mãos de quem entendem podem e fazem muita diferença, pois na noite deste domingo dia 31, encerrando a 4ª Semana Internacional de Arte e Cultura de Pedro Osório e Cerrito, os organizadores, sob o comando do Embaixador da Cultura Santana, propuseram aos sortudos que foram ao Centro de Cultura Pasquale Marchese um encontro inusitado, dois violinistas ousados e abusados, que mostram sua qualidade retirando do violão o seu máximo, e usando um repertório que deixou inquietos todos os presentes. Foi um show do inicio ao fim, com simplicidade atenderam a equipe onde deram uma entrevista antes do espetáculo, depois entraram tocaram e encantaram, com arranjos próprios e de colegas músicos eles deram uma nova roupagem a clássicos latinos americanos e também brasileiros.

Continuar lendo

Publicidade

Dois violões em uma noite fria nas mãos de quem entendem podem e fazem muita diferença, pois na noite deste domingo dia 31, encerrando a 4ª Semana Internacional de Arte e Cultura de Pedro Osório e Cerrito, os organizadores, sob o comando do Embaixador da Cultura Santana, propuseram aos sortudos que foram ao Centro de Cultura Pasquale Marchese um encontro inusitado, dois violinistas ousados e abusados, que mostram sua qualidade retirando do violão o seu máximo, e usando um repertório que deixou inquietos todos os presentes. Foi um show do inicio ao fim, com simplicidade atenderam a equipe onde deram uma entrevista antes do espetáculo, depois entraram tocaram e encantaram, com arranjos próprios e de colegas músicos eles deram uma nova roupagem a clássicos latinos americanos e também brasileiros.

Com uma linguagem simples e direta explicavam cada música que iria a ser apresentada, mal sabiam eles que ao tocar muitas delas foram aplaudidas fortemente pelo público. Para mim o ponto alto foi quando eles pediram que todos fechassem os olhos e apenas escutassem a música, ver o Embaixador Santana de olhos fechados, mergulhado na melodia e no som que rompia o frio e aquecia a todos, que penetrava a alma e invadia a todos. Um espetáculo. No final o público em pé pediu bis, e queria mais ainda, foi ali naquele momento que nós notamos que os músicos Alexandre e José já tinham arrebatado todo o público. Um dos desejos dos músicos era se apresentar em Pedro Osório e o fizeram de tal maneira que agora o papel se inverteu, depois de três anos de espera pelo convite do Embaixador Santana, eles saíram daqui com a obrigação de voltar para o lançamento do CD que esta em fase final.

 

Conheça um pouco do Latino-América Duo

O Latino-América Duo iniciou suas atividades em 2008 e desde então se dedica a interpretação da música popular brasileira e latino-americana a dois violões. Formado pelos violonistas Alexandre Simon e José Daniel, o duo possui em seu repertório gêneros musicais como o chôro, a milonga, o tango e gêneros de danças folclóricas através das obras de compositores como Astor Piazzolla, Dilermando Reis, Pixinguinha, Jorge Cardoso, Ernesto Nazareth e Thiago Colombo. 

Ao longo de sua trajetória, o Latino-América Duo realizou mais de 15 concertos pelo estado, com destaque para os projetos “Musical Petropar” do Teatro São Pedro em Porto Alegre, “Prata da Casa” no Teatro Municipal de Rio Grande, e para os concertos no Teatro Threze de Maio em Santa Maria e no Instituto de Belas Artes de Bagé. O duo participou ainda, como convidado do programa MUSIURG, produzido pela TV da Universidade Federal de Rio Grande. 

Alexandre Simon e José Daniel são graduados em Música pelo Bacharelado em Violão da UFPel, ambos formados na classe do professor Thiago Colombo de Freitas. Ao longo de sua formação, realizaram cursos com diversos violonistas do cenário nacional e internacional da música de concerto. Juntos, participaram do VIII e IX Seminário Internacional de Violão “Vital Medeiros” em São Paulo. Em 2009 participaram do “IV Seminario Internacional de Guitarra de Uruguay” em Montevidéo. Em 2011, participaram do projeto Rondon, ministrando aulas de música nas regiões norte e centro-oeste do Brasil.  Atualmente, o duo trabalha na gravação do seu primeiro disco produzido pela Mundo Moinho Produções.

 

Conheça um pouco dos Músicos:

Alexandre Souza Simon é bacharel em Música pela UFPel e atua como violonista e educador musical na cidade de Porto Alegre. Realizou concertos em diversos centros culturais do Rio Grande do Sul, destacando os projetos “Violões do Sul” e “Musical Petropar”. Tem atuado também na Argentina com o "Cuarteto de Guitarras del Mercosur" e no Canadá, onde lanço seu primeiro disco solo.

Frequentou importantes cursos de aperfeiçoamento dentro e fora do país, como o IV Seminário Internacional de Guitarra de Uruguay, II Festival Leo Brouwer (SP), II Seminário Internacional de Violão Estação Musical (RS), II Encontro RioGrandense de Medicina do Musico (RS), I e II Festival Internacional Sesc de Música (RS), VIII, IX e X Seminário Internacional de Violão Vital Medeiros (SP) e XXVI Oficina de Música de Curitiba (PR), Seminário Internacional de Guitarra do Uruguay, Festival Leo Brouwer (SP) e o Seminário Internacional de Violão Vital Medeiros (SP). Como produtor cultural trouxe a cidade de Pelotas o violonista mexicano Francisco Gil e também atuou como diretor artístico do “I Festival Internacional de Violão do Mercosul”, na cidade de Rio Grande.

Como educador, foi ministrante do “Curso de Extensão em Música – Violão, da UFPel, atuou com professor de violão na academia Espaço Musical JD. Participou ainda da Operação Tuiuiú do Projeto Rondon, no município de Salto do Céu (MT), atuando como professor em oficinas de música, musicalização infantil, história da música e como organizador e colaborador de apresentações culturais locais.

Ao lado do violonista José Daniel, integra o Latino América Duo desde 2007, com quem tem se apresentado em diversos projetos e espaços culturais do Rio Grande do Sul como no Theatro Treze de Maio e no Theatro São Pedro. Possui um disco solo dedicado a música sul-brasileira e latino-americana, intitulado “Terruño”, lançado em 2012. No segundo semestre de 2013, estará lançando o primeiro álbum do Latino América Duo com arranjos próprios e composições dedicadas ao duo. Atualmente, realiza uma especialização em música latino-americana com o violonista Eduardo Isaac no Conservatório Luis Gianneo em Mar del Plata, na Argentina e atua como professor de Violão no do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, Câmpus Porto Alegre.

 

José Daniel Telles dos Santos desenvolve atividades como violonista, pesquisador e educador musical desde 2001. Atua como professor do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), onde coordena o projeto de extensão "Camerata Pampeana de Violões". 

Bacharel em Música-Violão pela UFPel e Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural pelo Instituto de Ciências Humanas da mesma universidade, desenvolveu a pesquisa “Lucio Yanel e o Violão Pampeano: memórias, histórias e identidades de um fazer musical no sul do Brasil”. É membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Música.

Como educador musical, desenvolveu intensa atividade na cidade de Rio Grande, como professor da academia Espaço Musical JD e do Instituto de Belas Artes Heitor de Lemos. Em 2011 participou da Operação Carajás no Projeto Rondon, atuando na região Norte do Brasil. Como produtor cultural, organizou mais de 30 eventos musicais na cidade de Rio Grande, sempre com entrada franca com destaque para o projeto “Violões do Sul”.

Em 2013, coordenou o “I Festival Internacional de Violão do Mercosul”, realizado no Teatro Municipal de Rio Grande. O evento buscou promover a integração e o intercâmbio entre músicos do Brasil e dos países do Conesul e reuniu consagrados músicos do cenário nacional e internacional do violão, entre eles: Lúcio Yanel, Juan Falú (Argentina), Gilson Antunes, Thiago Colombo, Maurício Marques, Marcello Caminha, Quinteto Guitarreria e o luthier Eduardo al Alam Cordeiro. O encontro proporcionou palestras, mesas-redondas, workshops e masterclasses, com vistas à difusão cultural e a qualificação profissional de professores e jovens através da música e 8 concertos, todas atividades com entrada franca. 

Atualmente, desenvolve estudos sobre música e violão pampeano, dialogando com áreas como memória social, patrimônio cultural e história oral em suas pesquisas. Como violonista, integra o Latino América Duo desde 2007, com quem tem se apresentado em diversos projetos e espaços culturais como no Theatro Treze de Maio e no Musical Petropar do Theatro São Pedro.

 

<iframe src="https://www.youtube.com/embed/1ZZO1Yv4p0c" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

 

<iframe src="https://www.youtube.com/embed/IeV7_Bwfg-I" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>