Prefeitura de Pedro Osório

Dia Nacional da Luta Antimanicomial é comemorado nesta segunda-feira (18)

A Prefeitura de Pedro Osório conta com uma Oficina de Saúde Mental que funciona no Centro Comunitário do bairro Brasília.

Por Prefeitura de Pedro Osório 2009/2016
18/05/2015 09:30
Atualizado em 18/09/2017 20:36
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
Nesta segunda-feira (18), comemora-se o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que remete o encontro dos trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987 para exigir uma mudança de lidar e conviver com a loucura: trocar a violência pela solidariedade e o confinamento pelo convívio social. 

Continuar lendo

Publicidade

Nesta segunda-feira (18), comemora-se o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que remete o encontro dos trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987 para exigir uma mudança de lidar e conviver com a loucura: trocar a violência pela solidariedade e o confinamento pelo convívio social. 

Simboliza especialmente a reafirmação do direito do paciente a um tratamento público digno e integral, por meio da substituição dos hospitais psiquiátricos por serviços que ofereçam aos usuários autonomia, identidade e liberdade de expressão.

A Prefeitura de Pedro Osório, através de um trabalho conjunto entre as Secretarias de Saúde e Trabalho, Cidadania e Ação Social, conta com uma Oficina de Saúde Mental que funciona no Centro Comunitário do bairro Brasília nas segundas, quartas e sextas a partir das 13h30min, através do artesanato, integração, troca de experiências e atividades diversas, buscam-se o resgate da auto-estima e cidadania, condições básicas para a promoção da saúde em seu conceito mais amplo.

Segue o depoimento de uma integrante da Oficina em formato de carta.

“O que é saúde mental? São pessoas com doença mental?

Para mim são pessoas que sabem amar e respeitar, pois quando cheguei ao Grupo, eu era uma pessoa que me sentia muito sozinha, sem ninguém. Era uma pessoa amarga com o coração muito magoado. Mas com vocês eu aprendi que sou uma pessoa que, como vocês, sabem o que é amar, ser amada e ser feliz.

Muitas pessoas, eu sei que riram de mim quando entrei no Grupo, mas quero que vocês saibam que se tiverem um minuto para estar com essas pessoas que vocês chamam de doentes, vocês irão aprender, como eu aprendi, que eles sim sabem o que é o amor e ser feliz.

Eu pensava muito em desistir de tudo, até mesmo da minha própria vida, mas graças a Deus e com vocês tive força para seguir em frente.

Por isso, só tenho a agradecer a cada um de vocês do Grupo, porque com vocês eu aprendi o que é amar de verdade.

Hoje muitos dizem que eu mudei. Sim, eu mudei mais e mudei para melhor, pois aprendi com vocês o que me faz bem e o que me faz mal.

Por isso peço a Deus, para as pessoas que me fazem o bem, que ele traga muita paz, saúde, felicidade e prosperidade. E, para as pessoas que me fazem o mal, que Deus proteja e ilumine os caminhos, abençoe e transforme o coração para que elas possam amar e respeitar.

Por que até “mesmo Deus disse: amai-vos uns aos outros...”