Prefeitura de Pedro Osório

Emater-RS/Ascar apresenta diagnóstico da produção leiteira ao Prefeito Cesar Brito

Cebinho mencionou que existe a possibilidade de repassar, via comodato, uma patrulha agrícola nova para a ASSPROLEITE.

Por Prefeitura de Pedro Osório 2009/2016
16/09/2014 08:24
Atualizado em 18/09/2017 20:36
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
Nesta segunda-feira (15), no Gabinete do Prefeito, ocorreu a apresentação do diagnóstico da produção leiteira da Associação dos Produtores de Leite de Pedro Osório – ASSPROLEITE, pelo técnico da Emater-RS/Ascar, Ronaldo Maciel.

Continuar lendo

Publicidade

Nesta segunda-feira (15), no Gabinete do Prefeito, ocorreu a apresentação do diagnóstico da produção leiteira da Associação dos Produtores de Leite de Pedro Osório – ASSPROLEITE, pelo técnico da Emater-RS/Ascar, Ronaldo Maciel.

O diagnóstico foi apresentado ao Prefeito Municipal, Cesar Brito (Cebinho) e ao Presidente da Câmara de Vereadores, Cal Oliveira. O técnico apresentou uma análise realizada nas 13 propriedades de associados.

Foram apresentadas informações como: produção diária atual e para os próximos meses, produção diária prevista para o próximo ano, tecnologias de ordenha e resfriamento, as raças produzidas, as faixas de produção, o número de animais em lactação, a necessidade de pastagens e as principais dificuldades enfrentadas pelos produtores.

Estas informações apontam que as necessidades dos produtores de leite ligados a ASSPROLEITE, são a falta de máquinas para formação de pastagens e escassez de recursos para correção da acidez do solo e adubação.

Ronaldo ainda apresentou dados que comprovam a injeção, no comércio local, de cerca de R$ 30.000,00 mensais pelos produtores, confirmando assim, a importância da atividade no município.

Outro fator importante apresentado foi a geração de empregos da atividade leiteira, onde para cada 5,76 hectares exploradas com a atividade é gerado um emprego. Na oportunidade, todas as entidades receberam o diagnóstico para fazer a avaliação sobre as formas de auxiliar na solução destes problemas.

O Prefeito Cebinho disse que a prefeitura já subsidia o transporte de calcário e incentiva os produtores com seis horas-máquina anuais. Mencionou ainda que existe a possibilidade de repassar, via comodato, uma patrulha agrícola nova para a ASSPROLEITE.

Também estiveram presentes no ato diversos produtores de leite da Associação; o Vice-Presidente da ASSPROLEITE, José Luiz Carvalho; a Assistente Técnica Regional da Emater-RS/Ascar, Mara Saalfeld; Juliano Bolzoni (SEBRAE); Sérgio da Silva(consultor SEBRAE); Antônio Queiroz (Coordenador Regional da SDR) e Álbio Quevedo (Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente).