Geral

COOMELPO receberá recursos para beneficiamento do mel

Contrato foi assinado na Prefeitura de Pedro Osório

(Foto: Rodrigo Netto)
Por Rodrigo Netto
18/12/2013 17:15
Atualizado em 18/09/2017 20:36
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
No dia 11 de dezembro ocorreu, na Prefeitura Municipal, a assinatura do contrato para liberação de recursos para a Cooperativa dos Produtores de Mel de Pedro Osório Ltda. - COOMELPO.

Continuar lendo

Publicidade

No dia 11 de dezembro ocorreu, na Prefeitura Municipal, a assinatura do contrato para liberação de recursos para a Cooperativa dos Produtores de Mel de Pedro Osório Ltda. - COOMELPO.

Estiveram presentes no evento o Prefeito Municipal Cesar Brito, o Vice Prefeito Octávio Torres, a Gerente da Emater-RS /Ascar Karin Peglow, o Coordenador Regional da SDR Antônio Queiroz Filho, o Presidente da Coomelpo Marcos Gil, o Chefe do escritório local da Emater-RS/Ascar Ronaldo Maciel, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pedro Osório e Cerrito Paulo Ramalho, Técnicos da Unidade de Cooperativismo da Emater-RS/Ascar, além de diversos cooperados.

O recurso, na ordem de R$ 9.980,00 será utilizado para complementar a aquisição de equipamentos necessários ao beneficiamento do mel na unidade da Coomelpo, localizada na Vila do Matarazzo. Este recurso foi repassado através do Programa Estadual de Agroindústria Familiar / FEAPER, gerenciado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo – SDR.

A Coomelpo atua nas áreas da apicultura e ovinocultura, possuindo atualmente 62 cooperados. Na apicultura a cooperativa procura a redução dependência mínima de insumos externos, produzindo a sua própria cera bruta e cera alveolada.

O projeto inicial de beneficiamento da produção prevê a inspeção municipal do mel e, posteriormente, a adequação ao SUSAF, uma vez que a Prefeitura Municipal já providenciou a adesão a este sistema de inspeção. O planejamento de produção prevê dobrar a produção de mel nos próximos dois anos buscando novos mercados (institucionais, orgânicos).