E se a fábrica fosse nossa?

c) Dentro da fábrica de Celulose

Por Rodrigo Netto
06/02/2007 21:24
Atualizado em 19/09/2017 14:40
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

A unidade Guaíba é a maior e mais tradicional fabricante de celulose e papel do Rio Grande do Sul. Localizada numa área de 106 hectares, produz anualmente cerca de 430 mil toneladas de celulose e 50 mil toneladas de papel para impressão e escrita.

Continuar lendo

Publicidade

A unidade Guaíba é a maior e mais tradicional fabricante de celulose e papel do Rio Grande do Sul. Localizada numa área de 106 hectares, produz anualmente cerca de 430 mil toneladas de celulose e 50 mil toneladas de papel para impressão e escrita.

A celulose é uma fibra vegetal presente em todas as espécies florestais. Para fabricar a celulose são necessárias várias etapas de um moderno processo industrial que vai desde o plantio das árvores � no caso da Aracruz, os eucaliptos � até a embalagem e o embarque do produto rumo aos mercados de consumo. Ela é utilizada para a fabricação de diversos produtos que são parte importante do nosso dia-a-dia, como os papéis que utilizamos para escrever, imprimir e nossa higiene.

A seguir você vai conhecer todas as etapas desse processo.

1) Tudo começa no viveiro
[img id=72 alinhar=esquerda img] O processo de produção da celulose começa com a atividade florestal. A principal matéria-prima utilizada pela Aracruz é a madeira do eucalipto. Os plantios são iniciados com a formação de mudas � através do processo de clonagem de árvores superiores � no viveiro florestal. São utilizadas diversas técnicas, incluindo o melhoramento genético. Essas mudas passam também por um rigoroso processo de seleção antes de serem plantadas, o que assegura maior produtividade e qualidade da madeira e da celulose.

2) Manejo
[img id=73 alinhar=esquerda img] Hoje, a empresa possui mais de 260 mil hectares de plantios próprios e conta com outros 80 mil hectares de áreas plantadas por fazendeiros que participam do programa produtor florestal nos estados em que atua. A Aracruz trabalha sempre visando ao bom desempenho ambiental de sua produção. Por isso, a empresa investe constantemente em estudos sobre a nutrição e utilização da água pelos eucaliptos, biodiversidade nas áreas de plantios, e muitos outros.

3) Colheita
[img id=74 alinhar=esquerda img] Graças aos avanços alcançados em pesquisas e ao clima favorável do Brasil, os eucaliptos da Aracruz podem ser colhidos em apenas 7 anos depois de plantados, e isso é um importante valor de competitividade para a empresa. As plantações são 100% renováveis. Isso quer dizer que para todo eucalipto que é cortado, pelo menos um outro é plantado, garantindo a renovação da matéria-prima para a produção de celulose, reduzindo a pressão sobre as matas nativas e contribuindo para a preservação do meio ambiente.

4) Transporte
[img id=75 alinhar=esquerda img] Depois de colhidas, as árvores são transportadas para a unidade industrial. Em Guaíba, a fábrica é abastecida somente por transporte rodoviário, através de carretas especiais, com capacidade para até 36 toneladas de madeira cada uma.

5) Picagem
[img id=76 alinhar=esquerda img] Na fábrica de Guaíba, as toras chegam descascadas e com aproximadamente 3 metros de comprimento. Depois disso, seguem para os picadores onde são transformados em pequenos pedaços de madeira, chamados cavacos, que na Unidade Guaíba são estocados em silos.

6) Cozimento
[img id=77 alinhar=esquerda img] Dos silos, os cavacos são transportados por correias até um equipamento chamado digestor � uma espécie de panela de pressão com aproximadamente 57 metros de altura, onde se inicia o cozimento. Esse processo consiste em submeter os cavacos a altas temperaturas e a ação de uma solução de produtos químicos, chamada licor branco, para separar as fibras da madeira e obter a polpa de celulose, também chamada celulose industrial.

7) Depuração / Branqueamento
[img id=79 alinhar=esquerda img] Depois de passar pelo cozimento, a celulose industrial é peneirada para a retirada de impurezas sólidas. Ainda assim, a polpa de celulose mantém um tom de cor marrom. Por esse motivo, é preciso, ainda, melhorar suas propriedades, deixando-a mais limpa e branca e com uma maior pureza química. Então, ela é lavada diversas vezes e tratada novamente com outros produtos químicos, ficando bastante branca. Essa fase é muito importante, pois a celulose da Aracruz será utilizada para a produção de diversos tipos de papel que precisam ser brancos.

8) Secagem
[img id=80 alinhar=esquerda img] Nesse ponto, a celulose já está completamente branca, mas ainda é uma pasta úmida que precisa ser secada. Então, ela passa por uma grande prensa que a transforma em folhas finas para serem secas e ficarem com 90% de fibras e 10% de água: seu ponto de equilíbrio com a umidade relativa do ambiente.

9) Embalagem
[img id=81 alinhar=esquerda img] Ao saírem da máquina de secagem, as folhas de celulose são cortadas no formato padrão de 80 cm x 82 cm. Essas folhas são reunidas em fardos de 250 kg que, por sua vez, são agrupados em unidades de carga pesando 2 toneladas cada.

10) Destino final
[img id=82 alinhar=esquerda img] Praticamente toda a produção da Aracruz é exportada para clientes nos principais mercados consumidores: América do Norte, Europa e Ásia. A produção da Unidade de Guaíba segue em barcaças até o superporto de Rio Grande, a 300 km da fábrica. Lá, os fardos são embarcados em navios de grande porte e seguem para diversos destinos no mundo.

11) Aplicação
[img id=83 alinhar=esquerda img] Como a celulose produzida pela Aracruz é de alta qualidade, sua principal utilização é a produção de papéis sanitários, papéis especiais, de impressão e escrita, além dos fotográficos. Como se pode ver, a celulose produzida pela Aracruz está bastante presente em nossas vidas.