Prefeitura de Pedro Osório

Rede de Parceiros Multiplicadores do Esporte Educacional

Aconteceu o 1º Festival de Integração do Esporte Educacional de Pedro Osório

(foto: Paula Pons)
Por Prefeitura de Pedro Osório 2009/2016
07/11/2013 10:06
Atualizado em 18/09/2017 20:36
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
Em março deste ano, a Prefeitura Municipal de Pedro Osório, representada pelo Diretor de Desporto, José Eugênio Perez e pela Professora, Valdete Machado, assinou o convênio de um projeto com a Petrobrás denominado “Petrobrás, Esporte e Cidadania”.

Continuar lendo

Publicidade

Em março deste ano, a Prefeitura Municipal de Pedro Osório, representada pelo Diretor de Desporto, José Eugênio Perez e pela Professora, Valdete Machado, assinou o convênio de um projeto com a Petrobrás denominado “Petrobrás, Esporte e Cidadania”.

Cabe destacar que o nosso município foi incluído no referido projeto, através de intervenção do Deputado Federal Fernando Marroni que atendeu a solicitação do Prefeito Cesar Brito (Cebinho), com o intuito principal de resgatar e oportunizar a população escolar ao esporte educacional.

O Núcleo Pedro Osório é composto pelos seguintes profissionais: E.M.E.F. Getúlio Vargas - Gestora: Valdete Machado, Professoras: Amanda Tavares, Cicília da Rosa e Zaida Figueiredo; E.M.E.F. General Osório - Gestora: Ana Beatriz Ramalho - Professora: Gianni Nunes e Colégio Estadual Getúlio Vargas - Professora: Carmem Lúcia Vitória.  

Desde abril, todos os meses, durante dois dias, os Professores citados acima recebem formação em Rio Grande ministrada pelo Instituto Esporte Educação (IEE), onde é discutido o esporte educacional e as formas de implantação deste nas aulas de Educação Física, tanto nas séries iniciais (1º ao 5º ano), como também nas séries finais (6º ao 9º ano).

Nesta última sexta-feira (01), no Estádio Mimosa Rodrigues, aconteceu o 1º Festival de Integração do Esporte Educacional. Durante os turnos da manhã e tarde, os alunos das Escolas E.M.E.F. Getúlio Vargas, E.M.E.F. General Osório e Colégio Estadual Getúlio Vargas, participaram de jogos e brincadeiras com o objetivo principal de desenvolver por meio do esporte educacional, competências e habilidades psicomotoras e cognitivas.

As atividades possibilitam incluir todos os participantes, construir coletivamente e contribuir para a formação de cidadãos críticos e participativos, e ainda trabalhar valores sócio-afetivos, como respeito, união, cooperação, integração, socialização, educação, parceria, entre outros. Na oportunidade, foi ofertada uma merenda escolar organizada pela Nutricionista, Talitha Ferro.

O evento foi organizado pelas professoras participantes do Projeto e contou com a colaboração da Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto, Clube Piratini, Corsan e Banrisul.

 Agora nos dias 13 e 14 de novembro, acontece o próximo módulo de formação em Rio Grande e nos dias 18 e 19 do corrente, as Professoras Amanda Tavares e Valdete Machado irão participar de um encontro em São Paulo, onde estarão representantes de todas as cidades dos pólos norte, nordeste e sudeste, apresentando o evento da nossa cidade e dialogando sobre as experiências dos outros pólos e cidades participantes.