Cultura

Criada a Associação Cancha de Diversões Amigos do Laço

Diretoria tomou posse nesta terça-feira

(Foto: Rodrigo Netto)
Por Rodrigo Netto
09/10/2013 12:21
Atualizado em 18/09/2017 20:36
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
No dia 01 de agosto deste ano, reuniram-se na Rua Olinda Pires, os senhores, Luiz Fernando Vieira Pinho, Ariel Bueno e Nilson Marques de Marques com a intenção de fundar uma sociedade constituída para o praticado esporte de turf, carreira de cancha reta e outras modalidades esportivas.

Continuar lendo

Publicidade

No dia 01 de agosto deste ano, reuniram-se na Rua Olinda Pires, os senhores, Luiz Fernando Vieira Pinho, Ariel Bueno e Nilson Marques de Marques com a intenção de fundar uma sociedade constituída para o praticado esporte de turf, carreira de cancha reta e outras modalidades esportivas.

A posse da Diretoria da entidade aconteceu na noite desta terça-feira, dia 08, no Centro de eventos Osmar Motta, onde muitas autoridades e simpatizantes do turf de cancha reta estiveram presentes. Assumiram os seguintes membros da Associação Cancha de Diversões Amigos do Laço:

Presidente de Honra: Élio Reis

Presidente: Luiz Fernando Vieira Pinho

Vice-Presidente: Ariel Bueno

Secretário: Nilson M. de Marques

Tesoureira: Genise Gonçalves e Amanda Pinho

Conselho Fiscal: José Pedro Couto, João Francisco da Silva, Jorge Guidotti, Sergio Wonglon e Vicente Martins.

Os presentes antes da posse puderam ver a apresentação de um casal de dançarinos do Grupo Sentinela da Liberdade, Laila Machado e Gustavo Corrêa. Os jovens ainda fizeram o relato de uma breve história das corridas em cancha reta e lembraram que a Assembleia Legislativa do estado Do Rio Grande do Sul, institui as carreiras de cancha reta patrimônio cultural do Estado do RS.

O projeto de autoria do deputado Edgar Preto, declara as carreiras de cavalo em cancha reta como modalidade Esquete Simbolo do RS. Segundo o parlamentar, trata-se de uma prática profundamente identificada com a cultura e a história do povo gaúcho, sendo fator de reunião dos familiares e da movimentação de soma consideráveis de recursos. Com a aprovação deste projeto, as corridas de cavalo são consideradas um bem cultural e histórico, por meio de tombamento da União, Estado e dos Municípios, assim como já aconteceu com o churrasco e o chimarrão por exemplo.

Depois da posse da Diretoria, realizada pelo Prefeito Municipal Cesar Brito, foi servido um delicioso coquetel com salgadinhos. Marcaram presença na posse da nova diretoria as seguintes autoridades, Prefeito de Pedro Osório Cesar Brito, Presidente da Câmara de Vereadores de Pedro Osório Amália Ritta, Secretário de Cultura, Turismo e desposto de Pedro Osório Eugênio Peres, entre outros.

A Associação Cancha de Diversões Amigos do Laço é uma associação de fins beneficentes econômicos, sociais, culturais e esportivos, sem fins lucrativos. A partidária e com sede provisória na Rua Olinda Pires e sua sede de eventos festivos, esportivos e culturais, está localizado no bairro Jardim dos Pampas, ambas as sedes na cidade de Pedro Osório.

A ACDAL tem por finalidade atuar diretamente ao desenvolvimento de projetos educativos, culturais, esportivos, recreativos, ambientais, além do desenvolvimento turístico, tendo como principal atividade provas culturais, como tiro de laço, concurso de rédeas, festas esportivas e como prioridade as carreiras em cancha reta que se tornou patrimônio cultural do município de Pedro Osório, conforme a Lei Municipal nº 2673/2011.