Brigada Militar

Proerd faz formatura em Pedro Osório

Este ano iniciativa da BM completou 10 anos no município

(Foto: Rodrigo Netto)
Por Rodrigo Netto
04/10/2013 20:18
Atualizado em 18/09/2017 20:36
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
Aconteceu na tarde desta sexta-feira, dia 04, no CTG Fogo de Chão, a formatura das turmas de 2013 do Programa Educacional da Brigada Militar PROERD. Formaram-se 165 crianças, alunas do 5º ano das escolas municipais, estaduais e particular de Pedro Osório.

Continuar lendo

Publicidade

Aconteceu na tarde desta sexta-feira, dia 04, no CTG Fogo de Chão, a formatura das turmas de 2013 do Programa Educacional da Brigada Militar PROERD. Formaram-se 165 crianças, alunas do 5º ano das escolas municipais, estaduais e particular de Pedro Osório.

Esta edição foi especial, pois marcou 10 anos do Proerd em Pedro Osório, o programa iniciou em 2003 e com os alunos deste ano já somam 2155 crianças e adolescentes que realizaram o curso. Em Pedro Osório o curso desde o seu início foi ministrado pelo Sargento Monks da Brigada Militar.

Após a entrega de certificados a todos os participantes, sete crianças receberam um prêmio de destaque pela sua redação que fazia parte do curso, os premiados foram os seguintes alunos: Paulo Ricardo Piccinici Russa Júnior, Nately Beiró Serpa, Othávio Ferreira Magalhães, Selena da Cunha Pereira, Jadiane Saller Iost da Silva, Rithieli Rodrigues Haubamann e Isadora Oliveira Cardoso.

Os recém formados então fizeram o juramento do Proerd, cantaram o Hino Rio Grandense e as autoridades presentes fizeram uso da palavra encerrando a cerimônia que contou com a presença de professores, país, padrinhos e convidados.

 

O que é o Proerd?

O PROERD é desenvolvido nas Escolas Públicas e Particulares, no 5º e 7º ano do Ensino Fundamental, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças e adolescentes. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência. Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas e da violência.

O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado; que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.

O Programa oferece em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo; atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo.