Prefeitura de Pedro Osório

Prefeito Cebinho participa de reunião no Ministério dos Transportes em Brasília

Por Prefeitura de Pedro Osório 2009/2016
12/05/2013 20:18
Atualizado em 18/09/2017 20:36
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
Uma reunião no Ministério dos Transportes em Brasília, na quarta-feira (8), reforçou o trabalho pela consolidação do importante investimento para o Rio Grande do Sul quanto a implementação da hidrovia Brasil-Uruguai, também chamada de hidrovia do Mercosul.

Continuar lendo

Publicidade

Uma reunião no Ministério dos Transportes em Brasília, na quarta-feira (8), reforçou o trabalho pela consolidação do importante investimento para o Rio Grande do Sul quanto a implementação da hidrovia Brasil-Uruguai, também chamada de hidrovia do Mercosul.

Este investimento faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e tem garantido R$ 50 milhões até 2014, através de estudos, projetos, obras e serviços de dragagem, balizamento e sinalização. O estudo de Viabilidade Técnico-Econômico e Ambiental da Hidrovia (EVTEA) tem previsão de ser concluído em dezembro deste ano.

O ministrou César Borges apresentou a atual situação da implantação da hidrovia que terá 1.087 km de extensão no Estado e mais 80 km no Uruguai, já que o projeto é binacional, passando pela Lagoa Mirim, Lagoa dos Patos, o Canal de São Gonçalo, os canais de acesso hidroviário ao Porto de Rio Grande, e os Rios Jaguarão, Guaíba, Jacuí, Taquari, Gravataí e Sinos. Estiveram presentes na audiência, marcada pelo deputado Henrique Fontana, prefeitos e representantes de nove municípios das áreas beneficiadas pela hidrovia. Também estiveram reunidos os deputados federais Henrique Fontana (PT-RS), Fernando Marroni (PT-RS), Ronaldo Nogueira (PTB-RS) e Vieira da Cunha (PDT-RS).

O deputado Henrique Fontana comemorou a expectativa do Governo Federal de que a dragagem seja licitada ainda neste ano e concluída antes do final de 2014. “A expectativa é que em um ano e meio grande parte da hidrovia esteja concluída e queremos ter toda essa obra em pleno funcionamento. O ministro se comprometeu a priorizar esse projeto em sua gestão diante do enorme impacto que terá para o desenvolvimento e a infraestrutura do Estado”, disse Fontana. O ministro César Borges reafirmou seu compromisso de acelerar o ritmo de implantação da hidrovia. “Vamos fazer o melhor possível, porque o importante é que a obra seja acelerada ao máximo e com a parceria do governo do Estado”, resumiu.

Participaram do encontro, os prefeitos de Cachoeira do Sul, Neiron Viegas, de São Lourenço do Sul, Daniel Raupp, de Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer, de Santa Vitória do Palmar, Eduardo Morrone, de Jaguarão, Claúdio Martins, de Pedro Osório e presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (AZONASUL), Cesar Roberto de Brito e os secretários de Planejamento de Arambaré, Eduardo Cordeiro da Silva e de Desenvolvimento Econômico de Guaíba, Cleber Quadros, além do secretário extraordinário da Representação do Governo do Estado em Brasília, Hideraldo Luiz Caron.