Prefeitura de Pedro Osório

Grupo Hiperdia realizará encontros mensais

Neste mês de abril será abordado o que é diabetes e o que é hipertensão

(foto: Paula Pons)
Por Prefeitura de Pedro Osório 2009/2016
11/04/2013 19:34
Atualizado em 18/09/2017 20:36
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
A Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde e equipe de profissionais das unidades básicas de saúde, proporcionam atividades às pessoas com hipertensão arterial e diabetes mellitus.  

Continuar lendo

Publicidade

A Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde e equipe de profissionais das unidades básicas de saúde, proporcionam atividades às pessoas com hipertensão arterial e diabetes mellitus.  

Aconteceu nesta quarta-feira (10), a primeira reunião do ano do Grupo Hiperdia (Programa de atenção à hipertensão arterial e ao diabetes mellitus) em Pedro Osório. A partir de agora, os encontros serão mensais e planejados em conjunto com os agentes comunitários de saúde, de acordo com a sua referida área de trabalho. 

Neste mês de abril será abordado o que é diabetes e o que é hipertensão, e no mês de maio, quais são as maneiras de evitar e/ou tratar a doença. Nesta primeira reunião, os participantes receberam as suas carteirinhas e puderam verificar a pressão arterial e realizar o HGT - glicose pós-prandiais (pós-alimentação). 

 O médico Andrio Rossetti da equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF), que atende diariamente no Posto de Saúde do bairro Santa Tereza esteve presente e explanou sobre hipertensão e diabetes. E a partir da próxima semana, os integrantes do Hiperdia receberão a vacina da gripe, pois pertencem ao grupo das doenças crônicas. Posteriormente os mesmos terão acesso às atividades que irão ser disponibilizadas nas academias de saúde das unidades básicas.  

O Programa Hiperdia tem como objetivo principal efetuar o acompanhamento dos portadores destas patologias e trabalhar a educação em saúde, tornando cada indivíduo um multiplicador de saber. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Paula Pons Madruga

Assessora de Comunicação

DRT/RS 11 903