Prefeitura de Pedro Osório

1ª visita guiada ao mundo da alimentação escolar

O público alvo dos alunos era da pré-escola ao 5º ano

(foto: Paula Pons)
Por Prefeitura de Pedro Osório 2009/2016
18/03/2013 21:58
Atualizado em 18/09/2017 20:36
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
No último dia 13 de março, na Secretaria Municipal da Educação, ocorreu o evento "1ª VISITA GUIADA AO MUNDO DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR", durante o período das 9h às 18h. As Escolas da rede municipal e filantrópica realizaram visitas durante todo o dia.

Continuar lendo

Publicidade

No último dia 13 de março, na Secretaria Municipal da Educação, ocorreu o evento "1ª VISITA GUIADA AO MUNDO DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR", durante o período das 9h às 18h. As Escolas da rede municipal e filantrópica realizaram visitas durante todo o dia.

O público alvo dos alunos era da pré-escola ao 5º ano. Todos os alunos vieram acompanhados de suas respectivas professoras. A E.E.F. Sagrado Coração de Jesus contou com a presença da Diretora Cátia Gowert e a E.M.E.F. Getúlio Vargas contou com a presença da vice-diretora Amanda Tavares.

Durante todo o dia foram realizadas diversas brincadeiras sobre educação nutricional: quebra-cabeça, casa dos fantoches, dominó, alimentos para colorir, livrinhos, boliche. As crianças também participaram da atividade de pinturas na face, onde laranjas foram pintadas nas suas bochechas.

Os visitantes também puderam apreciar uma exposição de mais de 400 fotos relacionadas a todo trabalho realizado na Alimentação Escolar desde julho de 2011 até o devido momento. Toda documentação de controle e acompanhamento da Alimentação escolar, referente aos anos de 2011 e 2012, também foi exposta, além de toda divulgação da imprensa.

O material utilizado no Projeto de Educação Nutricional: "Oficinas de Nutrição e Culinária no Ambiente Escolar", em parceria com a UFPel - Faculdade de Nutrição, foi exposto e as faixas utilizadas no desfile de 7 de setembro de 2011, no "Projeto Nutrição".

Ao final da visitação, os visitantes encontravam as estrelas da Alimentação Escolar que são as MERENDEIRAS. Todos merendaram no local. O objetivo foi uma troca entre alunos, professores, direção e merendeiras, para que os alunos pudessem ingerir alimentos de outras escolas e compartilhar deste momento com outras merendeiras e elas também pudessem vivenciar a experiência de trabalharem juntas e atender a alunos de escolas variadas. Todos visitantes puderam acompanhar o momento da alimentação escolar, vivenciado diariamente no ambiente escolar.

O evento contou com todo apoio dos motoristas da Secretaria da Educação, funcionários em geral, em especial a estagiária Lara Costa e a diretora Valdete Machado. Agradecemos também a todos os professores, funcionários e direção das escolas por todo apoio para realização do evento.

"Agradeço a toda administração municipal, em especial a Secretária Michele Nunes, que acredita no trabalho realizado e dá todo apoio para que a Alimentação Escolar seja cada vez mais qualificada."

O evento contou com a presença do vice-prefeito Octavio Torres; Assessor de gabinete Marlo; Assessor especial de gabinete, Luiz Carlos Souza; Assessora de planejamento Miriam; diretora Simone (E. Getúlio Vargas estadual); professoras (E. Getúlio Vargas Estadual); Merendeira (E. Getúlio Vargas Estadual); Funcionários da EMATER Pedro Osório (todos compareceram), agricultores da Arapan (Antonio Ricardo Peraça e Mara Lúbia Teixeira); Cynthia Leal (nutricionista coordenadora do projeto de educação nutricional); Cristina Castilhos (nutricionista que já foi Chefe da Alimentação Escolar de Pelotas); Vereadora Amália Rita e vereador Márcio Fiori, srº Valternei e srº Sérgio Madruga.

Agradeço também a professora Gláucia Patron que ajudou no planejamento do evento e em todas as conquistas da Alimentação escolar durante os anos de 2011 e 2012.

 

 

 

(texto enviado pela Nutricionista Talitha Gayer Ferro)