Geral

Site busca esclarecimentos sobre a falta de luz e agua no Natal

Conversamos com a Corsan e a CEEE

Por Rodrigo Netto
26/02/2013 12:49
Atualizado em 18/09/2017 20:36
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Publicidade

O Natal que é uma época de festa e de alegria foi para muitos pedroosrienses e cerritenses de muita dor de cabeça, uma vez que faltou luz seguida de falta de agua. O site foi em busca das respostas sobre o que teria acontecido para a demora do reestabelecimento destes serviços terem sito tão grande, confira as respostas:

 

CORSAN

Na Corsan fomos recebidos pelo Gerente da unidade de Pedro Osórioe Cerrito Sr. Carlos Ronaldo dos Santos, que prontamente nos explicou os motivos da falta de agua, que foi a falta de luz, ou seja, para a agua chegar à casa dos moradores alguns dos processos dependem de energia elétrica. A falta de luz se deu por volta das 12 horas do dia 25, bem próximo ao meio dia, voltando somente às 20h e novamente ficando sem luz por voltas das 22h30min, retornando somente por volta das 09h da manha do dia 26 no primeiro recalque (Captação de agua) no bairro Brasília.

Segundo o Gerente, toda a cidade de Pedro Osório ficou sem agua e em Cerrito a falta de abastecimento chegou a 60% da população. A Corsan tem uma margem técnica de reserva, que consiste de um reservatório de 750.000 litros mais os 70.000 litros que ficam nos canos, ou seja, a quantidade de agua é suficiente para abastecer as duas cidades até que a falta de luz seja resolvida, mas em casos demorados como o que aconteceu seguido das altas temperaturas que proporcionam um consumo elevado de agua as cidades ficaram sem agua em seguida.

A captação faz a retirada da agua do Rio Piratini, leva para o tratamento e depois de tratada a agua vai para o reservatório. A falta de luz na captação fez com que todo o processo fosse interrompido. A falta de luz, por exemplo, não prejudica a chegada da agua no Cerrito, uma vez que a Corsan utiliza a agua do reservatório já tratada para abastecer os bairros de Pedro Osório e Cerrito e a agua vai por meio da gravidade, pois o reservatório fica a uma altura de 30 metros. A falta de luz na base de tratamento também prejudicou o bombeamento da agua até o reservatório.

Assim que foi normalizado o abastecimento de energia elétrica, por volta das 09 horas do dia 26, a agua começou a voltar à normalidade e perto das 10h já não havia mais residências e comércios sem agua. Mesmo assim o site viu equipes da Corsan trabalhando em diversos pontos da idade, fazendo a sangria, ou seja, a retirada do ar e da agua parada nos canos, deixando o abastecimento normal.

Na próxima reunião o Gerente Sr. Carlos deve apresentar proposta para a instalação de geradores na captação e tratamento, mas como a margem de funcionamento sem energia elétrica é de 6h a 12h, ele acha difícil que a proposta seja aceita. Geralmente neste período a energia é reestabelecida e tudo fica normal, tanto que muitas e muitas vezes falta luz nas duas cidades e porem não falta agua, salientou o gerente.

 

CEEE

Fomos até o escritório da Companhia Estadual de Enegia Elétrica (CEEE) que fica em Cerrito e atende os dois municípios. Quando chegamos lá não podemos ser atendidos, pois o encarregado estava trabalhando direto na coordenação das equipes afim de solucionar o problema o mais rápido possível, devido a isto a nossa equipe do site não pode fazer as perguntas que desejávamos. Deixamos o numero de contato para que assim que pudesse o responsável entrasse em contato.

Para nossa surpresa, menos de 30min após ter saído do escritório da CEEE no Cerrito, recebemos uma ligação do Sr. Leandro Moutinho do Departamento de Logística e Operação de Pelotas e região que prontamente se colocou a disposição do site para os esclarecimentos. Ele nos informou que já havia a previsão metereológica de temporal para a região e por esse motivo as equipes na cidade de Pedro Osório e Cerrito tiveram um aumento de 100%, dobrando a capacidade de atendimento.

Durante o forte temporal que atingiu a região, fez com que o aumento das ocorrências aumentasse em 500%, e foi deslocado para as duas cidades equipes de Pelotas para dar apoio. No final da manhã do dia 25, muito vento com descargas atmosféricas (raios) atingiram a região, os postes tem para-raios o que acaba atraindo essas descargas e causando transtornos, mas tudo isso é em nome da segurança.

Os principais problemas do natal foram os seguintes, rompimento de um cruzamento aéreo por causa do vento forte, um transformador avariado e de difícil acesso (o que abastece a Corsan), grande incidência de vegetal na rede elétrica e rede caída em diversos pontos das duas cidades. O procedimento visando a segurança é de desligar o local onde há rede elétrica rompida, para assegurar que não aconteça nenhum acidente.

Perguntado sobre os prejuízos que os clientes podem ter sofrido, com perda de alimentos perecíveis no caso de supermercados e de aparelhos elétricos queimados por causa da interrupção da luz e ou seu retorno, Landro foi bem claro, basta o cliente ir até a agencia mais próxima no Cerrito ou em Pelotas e fazer a solicitação. Caso queira pode fazer pelo telefone 0800 721 2333, que a equipe especifica da CEEE fará a verificação do ocorrido. Finalizando ele pediu apenas que as pessoas utilizem o serviço gratuito de sms da CEEE, que permite saber exatamente onde esta o erro e deslocar as equipes com mais rapidez e segurança. Então fica a dica, se faltar luz envie uma mensagem de seu celular é gratuito e você receberá o número do protocolo para o atendimento. Confira como proceder:

 

Atenção:

Faltou luz? Mande um torpedo gratuito para o número 27307.

Na mensagem, escreva a palavra LUZ mais o NÚMERO da instalação.

A CEEE responderá sua mensagem com o número do seu protocolo de atendimento. 

Lembre-se: O número da instalação está em um quadro amarelo no canto direito da sua conta de luz.

  • O torpedo é exclusivo para registro de falta de luz, não faça testes nem tente utilizar este canal para solicitar outros serviços.
  • Para demais serviços, ligue 0800 721 2333 ou utilize as opções de atendimento disponíveis em nosso site.

* Serviço habilitado para todas as operadoras, mediante disponibilidade das mesmas.

 

<!-- AddThis Button BEGIN -->

<div class="addthis_toolbox addthis_default_style ">

<a class="addthis_button_facebook_like" fb:like:layout="button_count"></a>

<a class="addthis_button_tweet"></a>

<a class="addthis_counter addthis_pill_style"></a>

</div>

<script type="text/javascript">var addthis_config = {"data_track_addressbar":true};</script>

<script type="text/javascript" src="http://s7.addthis.com/js/250/addthis_widget.js#pubid=ra-4e4c1ba6674c2dc7"></script>

<!-- AddThis Button END -->

<!-- Inclua esta tag onde desejar que o botão +1 seja exibido -->

<g:plusone></g:plusone>