Educação

Diário de Cuiabá - Parte Final

O sonho terminou. será?

(Foto: Professor Alvaro)
Por Colégio Getúlio Vargas Estadual - Pedro Osório
05/12/2012 00:18
Atualizado em 18/09/2017 20:36
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
No futebol, se ganha e se perde. Nesse caso, ganhamos 16 e perdemos 3. O Colégio Getúlio Vargas, da cidade de Pedro Osório, terra de futsal, melancia, do rio Piratini e da melhor gente que pode haver no estado farroupinlha do Rio Grande do Sul, é a quarta melhor escola do Brasil no futsal.

Continuar lendo

Publicidade

No futebol, se ganha e se perde. Nesse caso, ganhamos 16 e perdemos 3. O Colégio Getúlio Vargas, da cidade de Pedro Osório, terra de futsal, melancia, do rio Piratini e da melhor gente que pode haver no estado farroupinlha do Rio Grande do Sul, é a quarta melhor escola do Brasil no futsal.

Hoje pude estar mais tempo ao lado dos meus alunos e da Karen, com mi hermano Luis, foi show de bola poder estar me divertindo com eles em vez de estar na pressão dos jogos porque o futsal das Olimpíadas Escolares já acabou.

Espero que tudo o que aconteceu aqui do outro lado de nosso imenso país, possa unir mais as pessoas.

Que nossa amada cidade de Pedro Osório, que tanto me orgulha dizer aos quatro cantos deste imenso país, que é minha terra natal, mesmo que nunca tenha sido; torne-se uma família mais unida a partir deste momento. Pois o tempo tanto escreve tudo, como o apaga.

Que esqueçamos os males que nos aflijem e façamos com que nossas vidas sejam melhores e menos difíceis de se viver, que nossas mentes tornem-se cada vez mais abertas ao bem comum, a tolerância e a sensatez; que não mais julguemos os outros e preocupemo-nos mais com a gente mesmo e com as pessoas que dizemos que amamos e que não fiquemos apenas falando e, sim, agindo; Que a sinceridade e a honestidade vençam a inveja e a falta de compreensão e de solidariedade que acometem certas pessoas; que não sejamos elas...

Que essa irmanização que ocorreu em nosso município deixe lindas marcas em nossos corações; que apaguem mágoas e destruam mal-entendidos. Que possamos nos olhar nos olhos e ver toda a beleza que tem os seres humanos criados por uma força maior que tudo.

Que nossos pequenos e grandes sonhosse realizem de tanto esforço que façamos para que isso aconteça. Que aprendamos a lição que tivemos, que amemos mais quem luta pelo bem da gente. Que saibamos agradecer em vez de cobrar; abraçar e beijar, em vez de ficarmos com vergonha de demonstramos nossos sentimentos; que sejamos puros, sem maldade com os outros.

Que ajudemos a quem mais precisa; nos orgulhando das boas ações que podemos e devemos fazer.

Ou seja, viajar tão longe, após inúmeras demonstrações de apoio incondiconal de nossos munícipes, tenha resultados na melhoria de nosso dia-a-dia em comum;

Que os carros parem nas esquinas para os pedestres passarem, não porque manda a lei e sim, porque somos um povo educado; hospitaleiro e de boas maneiras.

Que os jovens e velhos não se matem uns aos outros em carros e motos assassinos;

Que um pedrosoriense não roube outro pedrosoriense; que as pessoas não se machuquem umas às outras, nem com palavras, nem com agressões físicas. Que não falem mal dos outros covardemente pelas costas, porque todos tem que ter coragem de falar o que querem falar de verdade, para ajudar e não somente para incomodar quem tem suas próprias preocupações pessoais e particulares.

Parece só um jogo de chutar uma bola, mas não é nada disso companheiros de luta: isso é nossa vida passando em frente aos olhos enquanto não se termina. Um lindo aprendizado, que, infelizmente, nem todos aprendem da maneira mais correta.

Por fim, é muito bom trabalhar com Educação; é ótimo reconhecer o que os outros fazem pela gente.

Muito bom ser pedrosoriense. Ser gaúcho do Rio Grande do Sul. Muito legal ainda estar vivo.

Perdemos a disputa da semi-final. Perdemos porque encontramos alguém mais capacitado do que nós e não melhor; perdemos realmente? Não era só um jogo de futsal? Não, para nós aqui e para quase a totalidade de nossa gente, era muito mais do que isso. Era o tal Jogo da Vida. Que um dia se termina.

Somos todos nós uns privilegiados. Somos todos honrados. Somos todos filhos do mesmo Pai.

O sonho terminou? No señor, esta mientras empezando. Isso é só o começo!

Bóra construir uma cidade melhor ainda do que já é. Nosso orgulho é nossa gente. O que temos de melhor. Não fomos os campeões das Olimpíadas Escolares, nem medalha levamos daqui. Mas levamos coisa muito melhor. Descobrimos que,por sermos de Pedro Osório, somos vencedores. Sempre!

Não vejo a hora de tomar um banho no rio Piratini, não vejo a hora de rever a todo mundo e lembrar de tudo que aconteceu para que aqui chegássemos, um ao lado do outro, como irmãos, como sempre deveria ter sido.

Não é com palavras que agradeceria a todos, mas com realizações. Então, quando voltaremos a ser um só corpo? Quem sabe amanhã quando acordarmos? Quem sabe... Feliz Todo Dia Para Todos Nós! 

 

<!-- AddThis Button BEGIN -->

<div class="addthis_toolbox addthis_default_style ">

<a class="addthis_button_facebook_like" fb:like:layout="button_count"></a>

<a class="addthis_button_tweet"></a>

<a class="addthis_counter addthis_pill_style"></a>

</div>

<script type="text/javascript">var addthis_config = {"data_track_addressbar":true};</script>

<script type="text/javascript" src="http://s7.addthis.com/js/250/addthis_widget.js#pubid=ra-4e4c1ba6674c2dc7"></script>

<!-- AddThis Button END -->

<!-- Inclua esta tag onde desejar que o botão +1 seja exibido -->

<g:plusone></g:plusone>