Prefeitura de Cerrito

Cerrito recebe a Chama Crioula

Cavalarianos foram a Pinheiro Machado buscar Centelha Crioula

(Foto: Rodrigo Netto)
Por Rodrigo Netto
14/09/2012 18:10
Atualizado em 18/09/2017 20:36
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
Na tarde desta quinta, dia 13, os cavalarianos cerritenses foram recepcionados por um grande público na Praça João Amélio Dias junto ao monumento farroupilha.

Continuar lendo

Publicidade

Na tarde desta quinta, dia 13, os cavalarianos cerritenses foram recepcionados por um grande público na Praça João Amélio Dias junto ao monumento farroupilha.

Escoltados pela Brigada Militar os cavalarianos desfilaram  pela Avenida principal da cidade e depois foi dado o inicio da 16º Semana Farroupilha que neste ano tem como tema principal: “Nossas Riquezas”

O tema deste ano “NOSSAS RIQUEZAS”, para os Festejos Farroupilhas 2012, foi apresentado e aprovado no Congresso Tradicionalista Gaúcho, realizado no mês de janeiro deste ano, na cidade de Pelotas.

O Rio Grande do Sul, inicialmente habitado pelos índios, foi povoado oficialmente a partir de 1737. Todos aqueles que aqui chegaram, contribuíram para a formação do gaúcho nos deixando um legado que fazemos questão de vivenciar e preservar. Estes bravos, vindos de muitos lugares, trouxeram consigo a determinação e a vocação para o trabalho. Não encontram riquezas como o ouro e a prata, mas as belezas naturais e as manadas de gado e cavalos xucros. As riquezas do nosso estado, além daquelas da própria natureza, são fruto do trabalho e do espírito empreendedor da população que se formou pela miscigenação de raças e origens as mais variadas.

O temário dos Festejos Farroupilhas deste ano tem a pretensão de poder despertar nas entidades tradicionalistas, nas escolas e em toda a sociedade o interesse pelo estudo e pela divulgação das riquezas do Rio Grande do Sul. Rendemos homenagem à mãe natureza, pelas maravilhas da nossa paisagem geográfica, e ao povo sul-rio-grandense pelas riquezas que criou e pela cultura que construiu.

A Patrona da Semana Farroupilha 2012 é Nilza Lessa. Quase completando 80 anos, natural de Santana do Livramento, onde nasceu em 1932, Nilza Lessa, viúva do saudoso Barbosa Lessa, mais uma vez vai fazer história. Nilza é 1ª mulher homenageada com o título de Patrona dos Festejos Farroupilhas do Rio Grande do Sul. Nilza foi professora, produtora de TV, de Festas e eventos, Gerente da Churrascaria do 35 CTG e teve uma loja de artigos gauchescos nos abrigos da praça XV para atender os turistas que vinham à capital. Hoje Nilza mora em Porto Alegre, e ainda hoje a arte acompanha a sua vida.

Depois foram convidados a fazerem a fusão da centelha da chama crioula, os patrões do CTG Lanceiros do Cerro e do Piquete Tropeiros da Charqueada e após passarem as mãos do Senhor Gomercindo Lucas que representou a Administração Municipal.

Em homenagem aos cavalarianos o Grupo de Danças Municipal “Sentinela do Cerro” sob a coordenação do Professor Valmir Monks, fez um bela apresentação.

As entidades tradicionalistas representadas no ato levaram suas bandeiras ao palanque oficial. E depois cada cavalariano recebeu um certificado e um bottom alusivo aos festejos farroupilhas.

A noite, aconteceu um Culto Crioulo a cargo da Igreja Evangélica Luterana da Cruz, em frente a Secretaria de Educação e Cultura e na frente do Galpão Crioulo. A ronda crioula de ontem aconteceu a cargo da CEEE, Secretaria Municipal da Saúde e Oficinas Terapêuticas "Artífice".

 

Rodrigo Netto

Assessor de Gabinete e Comunicação da Prefeitura de Cerrito

Mtb 15147/RS

 

 

<!-- AddThis Button BEGIN -->

<div class="addthis_toolbox addthis_default_style ">

<a class="addthis_button_facebook_like" fb:like:layout="button_count"></a>

<a class="addthis_button_tweet"></a>

<a class="addthis_counter addthis_pill_style"></a>

</div>

<script type="text/javascript">var addthis_config = {"data_track_addressbar":true};</script>

<script type="text/javascript" src="http://s7.addthis.com/js/250/addthis_widget.js#pubid=ra-4e4c1ba6674c2dc7"></script>

<!-- AddThis Button END -->

<!-- Inclua esta tag onde desejar que o botão +1 seja exibido -->

<g:plusone></g:plusone>