Prefeitura de Cerrito

Programa de Agentes Comunitários de Cerrito entra no terceiro mês

Depois de treinamento, agentes já realizaram quase mil visitas só em maio

(Foto: Rodrigo Netto)
Por Rodrigo Netto
13/07/2012 14:44
Atualizado em 18/09/2017 20:36
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
O Programa Federal de Agentes Comunitários (EACS) foi implantado no interior de Cerrito no final de fevereiro deste ano, no mês de março houve a seleção  e no mês de abril o treinamento e capacitação dos mesmos.

Continuar lendo

Publicidade

O Programa Federal de Agentes Comunitários (EACS) foi implantado no interior de Cerrito no final de fevereiro deste ano, no mês de março houve a seleção  e no mês de abril o treinamento e capacitação dos mesmos.

O Agente Comunitário visita casa por casa, na zona rural, onde preenche uma série de cadastros que estão sempre atualizados e ajuda a traçar o perfil dos moradores do interior cerritense, permitindo assim por parte da Secretaria de saúde uma ação direta e muito mais eficaz.

É solicitado em cada casa visitada o cadastro completo da família, quantos integrantes têm, quantos tem idade inferior a cinco anos, para acompanhamento das vacinas, quantos são idosos com mais de 60 anos, hipertensos, diabéticos, acamados, com doenças mentais e também mulheres em idade fértil.

No Cerrito são oito agentes para 10 micros regiões, mas como informou a Enfermeira responsável Lara Resende Wotter, haverá em breve uma reestruturação das áreas assim como não esta descartada a contratação de novos agentes.

Cada agente deve visitar a família no mínimo uma vez por mês, nas residências onde a gestante esta visita passa a ser de no mínimo uma vez por semana. Atualmente Cerrito através dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), atendem 834 famílias já cadastradas e no mês de maio as visitas domiciliares dos ACS chegaram a 967 famílias. Os dados de junho estão sendo computados  mas, deve ter aumentado em relação ao mês anterior.

Os Agentes alem de atualizarem o cadastro familiar, verifica o uso correto dos medicamentos contínuos, tira dúvidas e dá orientação, ou seja,  permite que a Saúde bata na porta de cada morador do interior do Cerrito pelo menos uma vez ao mês.

 

Rodrigo Netto

Assessor de Gabinete e Comunicação da Prefeitura de Cerrito

Mtb 15147/RS

 

<!-- AddThis Button BEGIN -->

<div class="addthis_toolbox addthis_default_style ">

<a class="addthis_button_facebook_like" fb:like:layout="button_count"></a>

<a class="addthis_button_tweet"></a>

<a class="addthis_counter addthis_pill_style"></a>

</div>

<script type="text/javascript">var addthis_config = {"data_track_addressbar":true};</script>

<script type="text/javascript" src="http://s7.addthis.com/js/250/addthis_widget.js#pubid=ra-4e4c1ba6674c2dc7"></script>

<!-- AddThis Button END -->

<!-- Inclua esta tag onde desejar que o botão +1 seja exibido -->

<g:plusone></g:plusone>