Prefeitura de Pedro Osório

1ª Semana Internacional de Arte-Educação – de 21 a 26 de maio de 2012

Evento foi realizado na Praça Antônio Satte Alam

Por Prefeitura de Pedro Osório 2009/2016
31/05/2012 20:21
Atualizado em 18/09/2017 20:36
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
A UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) chamou, a AGA (Associação Gaúcha de Arte-Educadores) escutou e o resultado apareceu. Porém, os taxistas do ponto da Praça Antônio Satte Alam, em Pedro Osório, que tiveram seu cotidiano alterado pelo movimento, só foram se aproximar na sexta-feira para conferir a exposição das fotos “Na minha praça tem...”

Continuar lendo

Publicidade

A UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) chamou, a AGA (Associação Gaúcha de Arte-Educadores) escutou e o resultado apareceu. Porém, os taxistas do ponto da Praça Antônio Satte Alam, em Pedro Osório, que tiveram seu cotidiano alterado pelo movimento, só foram se aproximar na sexta-feira para conferir a exposição das fotos “Na minha praça tem...”

De 21 a 25 de maio, de segunda a sexta feira, cada dia acontecia algo diferente naquela praça. Cada dia mais crianças, cada dia professores diferentes e note-se que não era um movimento chamado pelo calendário municipal. A prefeitura, através da SME, no entanto, não se negou a dar o apoio solicitado: doou uma faixa com a identificação do evento, algumas tintas, emprestou a caixa de som e o microfone e divulgou a Semana através de uma circular entre as escolas. E foi perfeito. Não precisava ser mais do que isso. Em ano eleitoral, o que veementemente não queríamos era transformar nosso trabalho em propaganda política fora de hora.

“A praça é do povo como o céu é do condor.” Os garis que limpam a praça jamais tiraram um desenho do lugar. Estabelecemos com eles um velado pacto de convivência. A música era tocada em volume baixo, o banheiro público era utilizado para buscar água e lavar os pinceis e permaneceu limpo. Zelamos pela conservação dos canteiros e do espaço público em geral desde o primeiro dia, quando nos propusemos a limpar uma pichação no Altar da Pátria, um vandalismo realizado semanas atrás e que constituía uma ferida aberta na comunidade. Este ato de limpeza representou uma verdadeira lição de cidadania para todos. A Arte na praça dissipara os rumores sobre o caráter criminoso ou político daquela pichação e desencadeara uma simpatia pela causa defendida em praça pública.

Mas, afinal, que causa era aquela?

Dentro das Metas para a Educação no Século XXI, a UNESCO, juntamente com vários organismos internacionais (INSEA, Worlddance, Música e Drama) firmou o compromisso de ampliar o espaço da arte na escola. Para tanto, instituíram a 4ª semana de maio para celebrar a arte-educação no mundo inteiro. O objetivo desta primeira semana era encorajar as práticas sociais de diversidade cultural, diálogo intercultural e o desenvolvimento sustentável.

Mesmo dentro da nossa pequenina cidade, as pessoas foram se somando a este movimento de estimular a presença cada vez maior da arte na educação e na sociedade como forma de humanizar e tornar mais belas as relações dos homens entre si e com o seu entorno. As ações daqui foram se somando às de outros municípios através da rede de computadores.

Enquanto professora de Artes, proponente das atividades em Pedro Osório, juntamente com a profª Fernanda Botelho, considero que o evento superou as expectativas tanto no número de participantes quanto perante a opinião pública. Agradeço a SME e a SECULT pelo inestimável apoio, à comunidade pedrosoriense, aos feirantes, comerciantes e taxistas da praça e principalmente aos tantos professores e alunos que fizeram desta semana uma inesquecível experiência educacional de âmbito local e global.

“Existe um mundo no meio da praça. Existe uma praça no meio do mundo!”

 

 AGRADECIMENTO:

Tudo que uma pessoa é capaz de planejar, ela é capaz de realizar. Não basta acreditar na educação é preciso fazê-la acontecer. Parabenizando a ti Alta Inês, estendo esta mensagem a todos os professores que, assim como tu, acreditam no sucesso da educação, plantando sementes de amor, otimismo e ação, crendo sempre no sucesso total. Porque não basta saber é preciso saber fazer!!!

                                                           Glaucia.