Brigada Militar

Comunidade faz protesto pela Segurança Pública

Centro recebeu um grande público, quase 100% do comércio aderiu a manifestação

(Foto: Rodrigo Netto)
Por Rodrigo Netto
25/05/2012 17:39
Atualizado em 18/09/2017 20:36
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
O dia 16 de maio vai entrar para a história de Pedro Osório como o dia em que a comunidade se uniu e deu um basta a insegurança que amedronta a todos. Marcado para as 15h30min o protesto pacifico pela segurança começou com o fechamento de quase todo o comércio da cidade e adesão das escolas públicas e privadas. Em questão de minutos o centro da cidade de Pedro Osório estava tomada por comerciantes, trabalhadores, estudantes e comunidade em geral para juntos dar um basta na insegurança municipal.

Continuar lendo

Publicidade

O dia 16 de maio vai entrar para a história de Pedro Osório como o dia em que a comunidade se uniu e deu um basta a insegurança que amedronta a todos. Marcado para as 15h30min o protesto pacifico pela segurança começou com o fechamento de quase todo o comércio da cidade e adesão das escolas públicas e privadas. Em questão de minutos o centro da cidade de Pedro Osório estava tomada por comerciantes, trabalhadores, estudantes e comunidade em geral para juntos dar um basta na insegurança municipal.

Capitaneados pelo comerciante Pablo Fernandes dono de um mercado que sofreu com a invasão de bandidos três vezes em apenas 30 dias, a manifestação contou com o apoio importante de autoridades do município de Pedro Osório, das quais destacamos o Poder Executivo, no Prefeito César Britto e de vários Vereadores representando o Poder Legislativo da cidade.

Também chamou a atenção a manifestação pacifica e silenciosa da família Velleda, familiares da Bianca Velleda e de seus filhos Caio e Cássio que tiveram a suas vidas brutalmente interrompidas e tiradas de suas famílias em um acidente até hoje não resolvido pela Polícia Civil. Em silencio a família segura uma faixa que tinha o seguinte dizer: " Hoje eles poderiam estar aqui, não fosse a violência no trânsito. Paz e segurança para a nossa cidade."

Foi lida a carta manifesto produzida pelos organizadores do manifesto, confira na integra a carta de manifesta pela INsegurança pública de Pedro Osório.

 

 

Carta Manifesto pela Segurança Pública de Pedro Osório

Os últimos acontecimentos acontecidos em Pedro Osório e em Cerrito são estarrecedores e estão gerando medo, revolta e indignação de toda a população.

São arrombamentos, assaltos, furtos de toda ordem, praticados por delinqüentes que estão cada vez mais estimulados pela ineficiencia dos nossos órgãos de segurança pública.

Cadê a tranquilidade de morar em Pedro Osório e Cerrito? Tranquilidade? Só para delinquentes, estes sim, estão muito tranquilos! Será que uma tragédia terá de acontecer para que a situação se modifique?

Atualmente, o que se ouve nas ruas?

" A Polícia demorou muito a chegar".

" A Brigada não tinha viatura para atender a ocorrência".

"Eles sabem quem são os bandidos, mas não tem o que fazer".

"O efetivo é pequeno, não dá conta de tudo".

"Antigamente sempre havia dois brigadianos caminhando no centro fazendo abordagem a suspeitos e desconhecidos".

"A Polícia prende e a Justiça solta".

"Estamos com medo, ninguém faz nada",

Isto é o que se ouve todo dia.

 

Está na hora de agirmos pela ética do bem comum, se meu vizinho foi atingido eu também fui. Faça alguma coisa!

Está na hora de deixarmos de lado a ética do medo que nos paralisa e nos faz conformados. Se algo lhe acontecer, mesmo que seja um pequeno furto, faça um boletim de ocorrência, pois a primeira coisa que as autoridades alegam é que o contingente de policiais está de acordo com a demanda do registro de ocorrências.

Está na hora de exigirmos o que temos direito: Segurança para Todos! A Constituição estabelece que o Estado seja o responsável pela preservação da integridade física e patrimonial das pessoas. E nós estamos aqui para EXIGIR que os representantes do Estado, os Poderes Executivos, Legislativos e Judiciários nos defendam, nos protejam.

Autoridades ouçam o nosso clamor! Não se acomodem porque outros lugares a situação é ainda pior. Nós vivemos e pagamos nossos impostos aqui! Pagamos os salários dos servidores, estando eles aqui ou não. E nós também votamos aqui!

Nosso efetivo policial esta cada vez menor, e corremos o risco de vê-lo diminuído ainda mais em função da Copa do Mundo. Vamos ficar inertes? Aceitar passivamente?

Queremos ações concretas de combate ao tráfico de drogas que alimenta esta violência. Queremos eficiência da policia preventiva e ostensiva. Precisamos que as autoridades criem condições de modo a melhorar as investigações criminais. Necessitamos de políticas que nos dêem mais segurança e que diminuam a impunidade! Pedro Osório e Cerrito estão se tornando dormitórios de bandidos, só que só eles dormem tranqüilos.

Que os Governos municipais de Pedro Osório e Cerrito, embora não sejam de suas competências, atuem mais efetivamente junto a Brigada Militar e a Polícia Civil, destinando recursos para as necessidades prementes.

Uma coisa podemos afirmar: não estamos sós, olhem quanto somos! E acreditem: "Só existem opressores porque existem oprimidos".

Pedro Osório, 16 de maio de 2012, assina esta nota a Comunidade de Pedro Osório e Cerrito.

 

<!-- AddThis Button BEGIN -->

<div class="addthis_toolbox addthis_default_style ">

<a class="addthis_button_facebook_like" fb:like:layout="button_count"></a>

<a class="addthis_button_tweet"></a>

<a class="addthis_counter addthis_pill_style"></a>

</div>

<script type="text/javascript">var addthis_config = {"data_track_addressbar":true};</script>

<script type="text/javascript" src="http://s7.addthis.com/js/250/addthis_widget.js#pubid=ra-4e4c1ba6674c2dc7"></script>

<!-- AddThis Button END -->

<!-- Inclua esta tag onde desejar que o botão +1 seja exibido -->

<g:plusone></g:plusone>