Geral

Candidatos reclamam do concurso da Câmara de Vereadores

Cartão de resposta não havia local para assinatura e não deveria de ser riscado

Por Rodrigo Netto
01/04/2012 14:07
Atualizado em 18/09/2017 20:36
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
O site pedroosorio.net recebeu diversas reclamações sobre o concurso público realizado pela Câmara de Vereadores de Pedro Osório que aconteceu neste domingo, dia 01 de abril, as 14h, na escola municipal Getúlio Vargas. o Concurso era para a vaga de auxiliar Legislativo.

Continuar lendo

Publicidade

O site pedroosorio.net recebeu diversas reclamações sobre o concurso público realizado pela Câmara de Vereadores de Pedro Osório que aconteceu neste domingo, dia 01 de abril, as 14h, na escola municipal Getúlio Vargas. o Concurso era para a vaga de auxiliar Legislativo.

Segundo os candidatos, o cartão de resposta continha apenas o número do candidato, não havendo local para a assinatura e tão pouco os candidatos puderam assinar em qualquer lugar do mesmo. Sendo assim se sentiram prejudicados porque não tem como provar de nenhuma maneira que o cartão de resposta é o seu, que algum candidato que não tenha ido ao concurso possa ter o seu cartão preenchido posteriormente e segundo os candidatos não há segurança em relação ao cartão que poderia ser facilmente substituído.

Em uma das salas de aula, a confusão e bate boca durou cerca de 15min, foi chamado o Assessor de Imprensa da Câmara de Vereadores o jornalista Iram Lima, e o mesmo chamou o responsável pelo curso, que disse que a maneira que o concurso estava sendo aplicada era correta e a demora que os candidatos estavam fazendo com a discussão, só iria prejudica-los uma vez que o método estava escolhido e as regras deveriam de ser cumpridas. Quem se sentisse prejudicado deveria procurar o Ministério Público, caminho este que muitos candidatos já prometeram tomar nesta segunda-feira.

A empresa contratada é a Sellector, da cidade de Porto Alegre, o site tentou entrar em contato com os representantes da empresa e com o Assessor de Imprensa da Câmara de Vereadores, mas não obteve resposta. Em pesquisa feita na internet descobriu que a empresa enfrenta problemas com o Ministério Público em dois municípios do RS, em Ilopólis e Arvorezinha.

Você que prestou o concurso público para a Câmara de Vereadores, pode e deve usar o espaço dos comentários para falar sobre o concurso e também sobre a prova. Sua opinião é muito importante, o site é feito pra vocês e por vocês, por isso expresse a sua opinião, ela é muito importante.

 

 

Empresa já enfrenta dificuldades com o Ministério Público

Segundo o Jornal Eco Regional do dia 30 de março deste ano, a empresa Sellector prestou o serviço de concurso público para a cidade de Ilopólis, uma candidata entrou no Ministério Público pois para a vaga de nutricionista, os conteúdos programáticos não foram disponibilizados junto ao edital e que de fato a denúncia se confirma. Segundo o Promotor de Justiça Substituto da Comarca, Dr. Paulo Stevan Araújo, o prefeito Osmar Baldissarelli, no momento em que se iniciava o concurso público foi informado sobre a situação da Sellector. “Eu informei da existência de investigação relativa ao concurso público de Arvorezinha, cuja investigada era a empresa Sellector Concursos”, relatou o promotor. Mesmo sabendo que a Sellector Concursos estava em investigação foi realizada a contratação da empresa que realizou o concurso no município.   

Em relação à denúncia realizada pela candidata, o Promotor solicitou que seja aberta uma sindicância interna para apurar os fatos, o que não impede a administração de realizar as contratações nos demais cargos.

 

Fonte: Eco Regional

Data: 30/03/2012

Confira a reportagem do Jornal Eco Regional : http://www.ecoregional.com.br/noticias/2026/Concurso_Publico/Concurso_Publico_causa_polemica_em_Ilopolis

 

Concurso realizado pela empresa Sellector poderá ser anulada em Arvorezinha

O concurso público realizado pela Administração Municipal, no mês de março de 2011, poderá ser anulado devido às irregularidades identificadas pelo Ministério Público. É o que garante o Promotor de Justiça Substituto, Dr. Paulo Estevam Araujo, que identificou que a empresa que realizou o concurso repetiu inúmeras questões que já tinham sido aplicadas em outros concursos realizados pela empresa em todo o estado, rompendo assim, o princípio de isonomia entre os candidatos, que tem o direito de estarem em iguais condições. 


"Com a possibilidade de que candidatos que já tinham feito concurso em outras cidades conhecerem as provas, isso comprometeu a lisura do processo seletivo, e dessa forma, não há como manter a validade do concurso, no meu entendimento", destacou Dr. Paulo.


Segundo o promotor, a repetição das questões ocorreu em provas aplicadas em mais de 170 municípios do estado e depois de constatada a cópia das questões e de que a empresa já responde judicialmente por este mesmo ato em outras comarcas, a única alternativa que restou ao MP foi adotar uma medida drástica, buscando proteger o interesse público e assegurar o direito dos candidatos a uma disputa justa.


A Ação Civil Pública que será impetrada pelo MP, terá como alvos a empresa Sellector, a Administração Pública Municipal e todos os candidatos aprovados no concurso e nomeados, mesmo que não esteja comprovado que o município ou os candidatos que participaram do concurso tenham agido de má fé, mas, pelo simples fato de o resultado da ação implicar na exoneração de funcionários nomeados e na perda de cargos públicos.


Questionado se as outras denúncias que foram feitas sobre o concurso também fariam parte da Ação e se algo de concreto havia sido apurado a partir destas denúncias, o promotor afirmou que todas as denúncias foram averiguadas, mas nem uma apresentou consistência para embasar uma ação, por isso, optou por focar no fato mais grave apresentado, que a seu ver, é a situação da repetição das questões. Ao ser questionado sobre a possibilidade de a Administração desconhecer a situação da empresa e de que esta aplicava provas com questões iguais em outras cidades, e sobre de que forma isso poderia ter sido feito propositalmente para beneficiar alguns candidatos em detrimento de outros, Dr. Paulo afirmou que realmente considera difícil que os municípios de forma geral tivessem conhecimento prévio da situação, mas que de qualquer forma, prefere se isentar de uma opinião, preferindo deixar ao cargo da justiça o julgamento dos fatos.

Veja os municípios em que a empresa Sellector repetiu questões nas provas aplicadas:

Alegria, Alto Alegre, Alvorada, André da Rocha, Anta Gorda, Arambaré, Arroio dos Ratos, Barão do Triunfo, Barra do Ribeiro, Boa Vista das Missões, Boa Vista do Buricá, Boa Vista do Sul, Bom Princípio, Bom Progresso, Bom Retiro do Sul, Boqueirão do Leão, Braga, Brochier, Buriá, Cachoeira do Sul, Campo Bom, Campos Borges, Canguçu, Capão da Canoa, Capão do Leão, Capela de Santana, Cerro Grande do Sul, Charqueadas, Chuí, Chuvisca, Colorado, Cristal, Derrubadas, Dezesseis de Novembro, Dilermando de Aguiar, Dois Irmãos, Dois Lajeados, Dom Feliciano, Dom Pedro de Alcântara, Dona Francisca, Encruzilhada do Sul, Espumoso, Estação, Estância Velha, Estrela, Estrela Velha, Faxinal do Saturno, Feliz, Flores da Cunha, Formigueiro, Garibaldi, General Câmara, Getulio Vargas, Glorinha, Gramado, Gramado Xavier, Guaporé, Guarani das Missões, Herveiras, Horizontina, Ibarama, Ibirubá, Imigrante, Ipê, Itacurubi, Itapuca, Ivoti, Jacuizinho, Jaguari, Jaquirana, Lagoa dos Três Cantos, Lagoão, Liberato Salzano, Lindolfo Collor, Linha Nova, Machadinho, Mampituba, Maquiné, Maratá, Mariana Pimentel, Mata, Maximiliano de Almeida, Minas do Leão, Montenegro, Mormaço, Morro Redondo, Morro Reuter, Mostardas, Muçum, Não Me Toque, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Boa Vista, Nova Esperança do Sul, Nova Panduá, Nova Petropolis, Nova Prata, Pantano Grande, Paraíso do Sul, Pareci Novo, Parobé, Passa Sete, Pedras Altas, Picada Café, Pinhas Grande, Pirapó, Poço das Antas, Presidente Lucena, Quevedos, Quinze de Novembro, Restinga Seca, Riozinho, Roca Sales, Rolante, Rondinha, Saldanha Marinho, Salto do Jacuí, Salvador das Missões, Salvador do Sul, Santa Maria do Herval, Santa Vitória dos Palmas, São Francisco de Assis, São Jerônimo, São João do Polesine, São José do Hortêncio, São José do Ouro, São Marcos, São Martinho da Serra, São Pedro da Serra, São Pedro das Missões, São Pedro do Butiá, São Pedro do Sul, São Valentim do Sul, São Valério do Sul, Sapiranga, Segredo, Selbach, Sentinela do Sul, Serafina Corrêa, Tapera, Tapes, Taquara, Taquaruçu do Sul, Tavares, Terra de Areia, Tiradentes do Sul, Torres, Três Coroas, Três de Maio, Três Forquilhas, Três Passos, Tunas, Tupandi, Tuparendi, Ubiretama, União da Serra, Uruguaiana, Vale do Sol, Vale Real, Vale Verde, Venâncio Aires, Vera Cruz, Veranópolis, Vila Nova do Sul e Xangrilá.         

Fonte: Eco Regional

Data: 01/03/2012

Confira a reportagem do Jornal Eco Regional :

http://www.ecoregional.com.br/noticias/1605/Concurso_Publico/Concurso_podera_sera_anulado

 

<!-- AddThis Button BEGIN -->

<div class="addthis_toolbox addthis_default_style ">

<a class="addthis_button_facebook_like" fb:like:layout="button_count"></a>

<a class="addthis_button_tweet"></a>

<a class="addthis_counter addthis_pill_style"></a>

</div>

<script type="text/javascript">var addthis_config = {"data_track_addressbar":true};</script>

<script type="text/javascript" src="http://s7.addthis.com/js/250/addthis_widget.js#pubid=ra-4e4c1ba6674c2dc7"></script>

<!-- AddThis Button END -->

<!-- Inclua esta tag onde desejar que o botão +1 seja exibido -->

<g:plusone></g:plusone>