Prefeitura de Cerrito

Espanhola vem conhecer a agricultura familiar de Cerrito

Município é destaque com compra de produtos para a alimentação escolar

(Foto: Rodrigo Netto)
Por Rodrigo Netto
11/11/2011 16:04
Atualizado em 18/09/2017 20:36
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
Na terça, dia 01, Cerrito recebeu uma ilustre visita internacional, a Antropóloga Carmen Lozano, veio da Espanha, onde trabalha em Madri e Sevilha, para acompanhar o modelo de agricultura familiar do município, que fornece alimentos para a merenda escolar. Carmen veio acompanhada da Tecnóloga Ambiental Shirley Nascimento Altemburg e do Engenheiro Agrônomo Cláudio Becker, ambos doutorandos da UFPel.

Continuar lendo

Publicidade

Na terça, dia 01, Cerrito recebeu uma ilustre visita internacional, a Antropóloga Carmen Lozano, veio da Espanha, onde trabalha em Madri e Sevilha, para acompanhar o modelo de agricultura familiar do município, que fornece alimentos para a merenda escolar. Carmen veio acompanhada da Tecnóloga Ambiental Shirley Nascimento Altemburg e do Engenheiro Agrônomo Cláudio Becker, ambos doutorandos da UFPel.

Acompanhada da nutricionista do município de Cerrito Renata Solé, o trio foi conhecer a preparação da merenda escolar na rede municipal, desde o recebimento dos alimentos até a elaboração do cardápio, onde visitou algumas escolas.

Na parte da tarde os visitantes foram até o quioque municipal que fica localizado em Alto Alegre, próximo a BR-293, onde puderam conhecer os produtores e trocar experiências. O grupo lá foi recepcionado pelo Prefeito José Flávio Vieira e o seu Vice José Oriel. Também estavam presentes o Secretária de Desenvolvimento Agrícola Wagner Tessmer, o Diretor da Emater de Cerrito Marcus Duarte e o veterinário da Emater Thiago Galinna.

 

A antropóloga Carmen Lozano pode conversar com os produtores e trocar experiências no intuito de levar informações para a aplicação em seu país. Os pontos de destaque observados por ela foi à implantação do programa antes mesmo do incentivo federal, em fevereiro de 2009, a aceitação da nota de venda direta do produtor e a valorização da mercadoria, pois com a chamada pública o produtor recebe o valor médio pago na cidade. O transporte e a logística das mercadorias feita pela Prefeitura, também foi elogiada.

 

O Prefeito José Flávio falou que hoje o município adquire 150% de alimentos para o alimento escolar da agricultura familiar, com 100% de verba do governo federal e 50% de recurso próprio do município, tornando assim um grande incentivador para novos produtores. Também foi lembrado pelo Prefeito que em breve a agricultura familiar passará a contar com uma feira itinerante que proporcionara a venda de seus produtos direto ao consumidor na cidade. Também merece destaque a qualidade do alimento fornecido, que é sempre inspecionado pela vigilância sanitária do município, e o cardápio variado que é feito com os alimentos, produzido pela nutricionista, como por exemplo o suco de couve.

Os produtores demonstraram aos visitantes o resgate da auto estima, com a valorização dos produtos e aumento de renda e com acompanhamento da Emater na aplicação de técnicas e na busca da qualidade, 90% das vezes os produtos são orgânicos.

Encerrando a visita, o trio foi conhecer a produção do Sr. Denoir Rau, um dos produtores da agricultura familiar e fornecedor de alimento para a alimentação escolar e lá viram a diversidade de alimentos plantados no mesmo local. Carmen saiu encantada com a visita, com muitas informações e elogiando o trabalho executado pela Administração de Cerrito no que diz respeito a agricultura familiar e qualidade da alimentação escolar.

 

Rodrigo Netto

Assessor de Gabinete e Comunicação da Prefeitura de Cerrito

Mtb 15147

 

<!-- AddThis Button BEGIN -->

<div class="addthis_toolbox addthis_default_style ">

<a class="addthis_button_facebook_like" fb:like:layout="button_count"></a>

<a class="addthis_button_tweet"></a>

<a class="addthis_counter addthis_pill_style"></a>

</div>

<script type="text/javascript">var addthis_config = {"data_track_addressbar":true};</script>

<script type="text/javascript" src="http://s7.addthis.com/js/250/addthis_widget.js#pubid=ra-4e4c1ba6674c2dc7"></script>

<!-- AddThis Button END -->

<!-- Inclua esta tag onde desejar que o botão +1 seja exibido -->

<g:plusone></g:plusone>