Geral

Grupo Circo sem lona faz sucesso no Cerrito

Site buscou mais informações sobre o grupo

(Foto: Rodrigo Netto)
Por Rodrigo Netto
28/10/2011 11:38
Atualizado em 18/09/2017 20:36
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
Se apresentou na quinta dia 20, na Praça João Amélio Dias, o grupo Circo sem lona, durante a 1º Emcontro Regional de Inclusão Social. O grupo fez um tamanho sucesso que o site cerritors.net foi em busca de mais informações, afim de apresentar melhor aos nossos leitores este excelente grupo.

Continuar lendo

Publicidade

Se apresentou na quinta dia 20, na Praça João Amélio Dias, o grupo Circo sem lona, durante a 1º Emcontro Regional de Inclusão Social. O grupo fez um tamanho sucesso que o site cerritors.net foi em busca de mais informações, afim de apresentar melhor aos nossos leitores este excelente grupo.

 

"O Grande Circo Sem Lona dos Nossos Dias, nada mais é, do que o retrato caricato do nosso cotidiano, a partir do momento em que abrimos os nossos olhos pela manhã e saltamos das nossas camas, somos os palhaços desse grande circo, somos os mágicos, acrobatas e bailarinas, somos o que quisérmos, ou, ousármos ser".

(Alex Cruz).

 

Sobre o projeto (Sinopse)

 

Idealizado pelo músico pelotense Alex Cruz, "O Circo Sem Lona", traz ao público, a música, o teatro, a poesia e a dança, em um mesmo momento, através de uma linguagem caricata e coloquial, usando o lúdico para abordar temas e situações do nosso cotidiano, cantando histórias.

 

Uma pequena trupe, que forma uma banda de palhaços, a qual executa as canções do grupo, enquanto os atores apresentam esquetes teatrais, dançam e usam de elementos circenses em sua composição cênica.

 

A idéia também é unir diferentes culturas, cada integrante representa um personagem, carregando em seu figurino e personalidade a identificação com alguma região ou cultura diferente, simbolizando a diversidade desse nosso grande circo, que são os nossos dias.

 

Esse projeto não tem um público alvo específico, alcançando assim desde crianças até os idosos, o objetivo é fazer com que a fantasia, a magia, os sonhos adormecidos pela correria do dia a dia, despertem em quem assistir o espetáculo, mexer com os sentidos do público, suas emoções. Transformar o ambiente em um enorme sarau, onde a arte faz-se presente em algumas de suas diversas formas.

 

O grande objetivo em relação ao público infantil é a introdução da arte na vida das crianças, despertar sua curiosidade e interesse pela música, pela poesia, apresentar novas possibilidades, contribuir de algum modo na formação do caráter cultural e pessoal para o futuro desse indivíduo.

 

Em relação ao público jovem e adulto, a reflexão. Através da compreenssão da linguagem usada nas letras das canções, os textos e poesias que muitas vezes abordam temas sérios, sendo tratados de uma forma alegre e divertida, lúdica e caricata, além do formato de abordagem e interatividade dos músicos e atores para com o público, uma troca contínua de energia e informação.

 

Integrantes (Personagens)

 

Alex Cruz "O Cantador de Histórias"

(voz, violão, poesia)

Cabe a este personagem as interpretações das canções que conduzem o espetáculo, um palhaço cantador, cujo figurino inspirado em alguns povos antigos que usavam a música, poesia, dança, o teatro e a arte para passar as suas futuras gerações sua cultura, religião, lingua, etc. Um eterno sonhador e poeta, que canta suas histórias tentando enganar o tempo.

 

Fabrìcio Cruz_"O Sambista Malandro"

(percussão, ator)

Este personagem carrega toda a irreverência e malandragem do sambista, em sua personalidade e figurino, capaz de mudar de humor em segundos. Carrega consigo um baú, onde guarda seus maiores sonhos e segredos, seu grande pequeno amor.

 

Morgan Mahira_"A Fada"

(dança, voz, percussão)

Michele traz ao espetáculo a dança tribal e do ventre, utilizando acessórios como o véu e as asas de Ísis. Sua personagem representa o lado mágico e lúdico, como a dança das fadas, o elo de ligação entre o real e o imaginário.

 

Rafael Cardozo_"O Gaudério"

(percussão, dança)

O palhaço gaúcho da trupe, Rafael carrega o tradicionalismo em seu personagem. Usa de elementos da nossa cultura, como instrumentos, indumentária e a dança. Meio atrapalhado ás vezes, mas dono de um grande coração.

 

Pablo Robira_"O Maluco Sonhador"

(ator, poesia)

Apaixonado pelas estrelas, Robira é um palhaço maluco, sonhador e questionador, um poeta frustrado, ás vezes incoveniente e desajeitado. Carrega sempre seu guarda chuvas sem lona com seu pequeno céu de estrelas particular sobre a sua cabeça.

 

Marcelo Crochemore_"O Alquimista Ventríloquo"

(contrabaixo, voz)

Como um Alquimista Ventríloquo, Crocherome carrega a mística história dos antigos magos e bruxos, sua incansável busca pela perfeição. Esse personagem traz a ambição de algo melhor, através do conhecimento e sabedoria de sua terceira visão.

 

Jaqueline Lopes_"A Boneca de Pano"

(ator, voz)

A pequena boneca de pano da trupe, que sonha em ser uma menina e um dia girar como uma linda bailarina. Sonhadora e apaixonada pela dança, acaba encantando-se pelo palhaço malabarista, sua personagem representa a inocência da criança.

 

Douglas Santos_ "O Palhaço Malabarista"

(ator, malabarista)

Desajeitado, malabarista metido a mágico, Douglas traz a trupe a imagem do palhaço tradicional, engraçado, dono de toda a extravagância e exageiros que lhe são permitidos.

 

 

Do Idealizador

O Circo Sem Lona representa a diversidade na sociedade, o quão é valioso conseguir estabelecer uma harmonia de convivência, ter respeito pelo considerado diferente, sem que haja preconceito ou pré-julgamento.

 

Os personagens da trupe mostram um pouco disso, eles nasceram através das nossas influências dos contos de fadas que ouviamos antigamente, como uma tentativa de resgate daquele lado criança adormecido, misturado a diferentes culturas, crenças e estilos, mas todos ligados a magia do circo e da arte do teatro, com toda a alegria e exageiros permitidos aos palhaços.

 

Podemos ser diferentes uns dos outros, e somos...e devemos ser.

O Circo Sem Lona, é a celebração desse grito de igualdade através da arte, se você é mais um doido, maluco ou louco, aos olhos dos "normais", então entre...

...e seja bem vindo!!!

 

 

O nascimento

Em meio às gravações do CD Alex Cruz, vê a possibilidade de lançar seu trabalho autoral como obra literária. Através do selo OPEL, da UFPEL, no ano de 2009, na Feira do Livro de Pelotas, lança "O Grande Circo Sem Lona dos Nossos Dias, para os doidos, malucos e loucos, para os românticos, para os felizes", um livro de poesias, o qual contém letras das canções do músico, pensamentos, poemas e frases, antes mesmo de concluídas as gravações do seu trabalho de áudio, que acabou originando posteriormente toda a idéia de montar uma trupe.

"Era para ser apenas um trabalho diferente, circense, como tema daquele CD, mas de brincadeira resolvemos pintar a cara de palhaços e tocar, depois da primeira vez não paramos mais, os amigos começaram a pedir e perguntar quando a banda dos palhaços tocaria novamente, desde então resolvemos seguir essa linha de trabalho, acrescentando idéias novas e agregando coisas que achamos serem diferentes e que cabiam na proposta", conta Alex.

Com o CD finalizado agora era hora de mostrar esse trabalho.

Ainda como solo, Alex Cruz, sente a necessidade de trazer outras coisas e pessoas a essa idéia, precisavam ser as pessoas certas, e elas começaram a aparecer com o tempo, trouxeram suas influências e estilos diferentes, foram agregando, somando, até criar o espetáculo "KDABRA".

 

Link material:

www.palcomp3.com/alexcruz

Fone: (53)91720326

E-mails:

trupecircosemlona@gmail.com

 

<!-- AddThis Button BEGIN -->

<div class="addthis_toolbox addthis_default_style ">

<a class="addthis_button_facebook_like" fb:like:layout="button_count"></a>

<a class="addthis_button_tweet"></a>

<a class="addthis_counter addthis_pill_style"></a>

</div>

<script type="text/javascript">var addthis_config = {"data_track_addressbar":true};</script>

<script type="text/javascript" src="http://s7.addthis.com/js/250/addthis_widget.js#pubid=ra-4e4c1ba6674c2dc7"></script>

<!-- AddThis Button END -->

<!-- Inclua esta tag onde desejar que o botão +1 seja exibido -->

<g:plusone></g:plusone>