Geral

Conheça o Programa de Saúde Mental e Cidadania da Santa Casa de Misericórdia

Site fez uma visita ao programa da Santa Casa de Pedro Osório

(Foto: Rodrigo Netto)
Por Rodrigo Netto
25/09/2011 15:29
Atualizado em 18/09/2017 20:36
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
A convite da Santa Casa de Misericórdia de Pedro Osório, o site pedroosorio.net fez uma visita onde conheceu o programa de Saúde Mental e Cidadania. Trouxemos para vocês um pouco mais de informações sobre este importante programa que existe em nosso município. Fomos recebidos pelo Provedor Genaro Buonoccore e pela Coordenadora da Saúde Mental Luciana Barros Alcelmo e Eva dos Santos que explicaram o funcionamento.

Continuar lendo

Publicidade

A convite da Santa Casa de Misericórdia de Pedro Osório, o site pedroosorio.net fez uma visita onde conheceu o programa de Saúde Mental e Cidadania. Trouxemos para vocês um pouco mais de informações sobre este importante programa que existe em nosso município. Fomos recebidos pelo Provedor Genaro Buonoccore e pela Coordenadora da Saúde Mental Luciana Barros Alcelmo e Eva dos Santos que explicaram o funcionamento.

O Programa de Saúde Mental e Cidadania tiveram o seu inicio no ano de 2009, porem o programa parou em seguida só retornando no ano passado. Conta atualmente com 8 leitos divididos em 4 para transtornos mentais e 4 para dependentes químicos. Trata-se de uma internação aberta, ou seja, o familiar deve acompanhar o paciente o máximo de tempo possível, pois o paciente não fica trancado, que procura a Santa Casa e é encaminhado para o Programa passa a receber atendimentos diários da psicóloga e também participa de oficinas terapêuticas e pedagógicas 3 vezes na semana. Há reuniões em grupo chamado de psicoterapia e o atendimento familiar.

A equipe da Santa Casa de Pedro Osório participou de 23 a 25 de maio em São Lourenço do Sul do 6º Mental Tchê onde trocou experiências e trouxe novidades no atendimento aos pacientes. Esse programa só existe de forma semelhante em três outros municípios além de Pedro Osório, são atendidos desta forma em Piratini, Canguçu e São Lourenço do Sul. Pelotas por exemplo tem hospital psiquiátrico, com internação fechada e sem o acompanhante da família.

Maiores informações podem ser adquiridas diretamente na Santa Casa de Misericórdia de Pedro Osório ou traves dos telefones (53) 3255.1133 e 3255.1760.

 

Saúde Mental

O Saúde Mental é um programa criado na Santa Casa de Misericórdia de Pedro Osório, com o objetivo especifico de atender pessoas da comunidade e municípios vizinhos.

Os transtornos variam de casos leves a graves, depressivos ou envolvidos com drogas e álcool, passa por avaliação médica psicológica e após é encaminhado ao trabalho de interação entre usuários, família e instituição.

O Saúde Mental proporciona atividades de oficina visando à reintegração social, a retomada de autonomia sobre si mesmo, o retorno ao mercado de trabalho e a reconquista da cidadania enfatizando a credibilidade que o usuário deve ter de si.

Assim, todo cidadão que precisar deste trabalho deve encaminhar-se a Santa Casa de Misericórdia de Pedro Osório.

A equipe do Saúde Mental é composta por médicos, psicóloga, assistente social, enfermeiros, profissional de artes, auxiliar de enfermagem, profissionais de higienização e de nutrição.

 

Oficina de Terapêutica

A Oficina Terapêutica da Santa Casa de Misericórdia de Pedro Osório oferece atividades artísticas diversificadas, no que se refere ao desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor, valorizando as habilidades de cada paciente.

Utilizando como meio de interação e fortalecimento de vínculos a “dinâmica de grupo reflexiva” paciente, família e grupo, onde se desenvolvem propostas associadas à arte.

 

<!-- AddThis Button BEGIN -->

<div class="addthis_toolbox addthis_default_style ">

<a class="addthis_button_facebook_like" fb:like:layout="button_count"></a>

<a class="addthis_button_tweet"></a>

<a class="addthis_counter addthis_pill_style"></a>

</div>

<script type="text/javascript">var addthis_config = {"data_track_addressbar":true};</script>

<script type="text/javascript" src="http://s7.addthis.com/js/250/addthis_widget.js#pubid=ra-4e4c1ba6674c2dc7"></script>

<!-- AddThis Button END -->

<!-- Inclua esta tag onde desejar que o botão +1 seja exibido -->

<g:plusone></g:plusone>