Prefeitura de Cerrito

Sessão Solene da Câmara de Vereadores de Cerrito

Foi conhecido o Mérito Tradicionalista

(Foto: Rodrigo Netto)
Por Rodrigo Netto
20/09/2011 11:42
Atualizado em 18/09/2017 20:36
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
Na noite desta segunda-feira, dia 19, o Clube Cerritense foi o local escolhido pela Câmara de Vereadores de Cerrito para homenagear o Mérito Tradicionalista.

Continuar lendo

Publicidade

Na noite desta segunda-feira, dia 19, o Clube Cerritense foi o local escolhido pela Câmara de Vereadores de Cerrito para homenagear o Mérito Tradicionalista.

Após ser instaurada a 14ª Sessão Solene da 4ª Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Cerrito, foram convidados a compor a mesa os vereadores Alexandre Silva da Rosa, Geferson Zorzólli Héres, Jane Martins Xavier, João Nedi Ferreira de Castro, Enio Carlos Riechel, Edilson Martins Born, Celso Acy Bandeira Wonglon e João Inácio Aires da Rosa,  juntamente com as autoridades presentes, o Prefeito de Cerrito José Flávio Vieira, Fernando dos Santos Comandante do Grupamento de Cerrito da Brigada Militar e o Gerente da Corsan Carlos Amaral dos Santos.

Após entoado o Hino Nacional, a Câmara Municipal homenageou, com o Mérito Tradicionalista, um cidadão que reconhecidamente cultua a tradição do Rio Grande. A chamada do homenageado e a leitura de seus feitos, foi feita pela Sra. Regina Fiori. 

Paulo Genario Corrêa Ribeiro é natural de Cerrito, nascido em 4 de setembro de 1951. É casado com Ana Lúcia, pai de Luciana, Angelita e Veridiana e avô de Bento. Desde a infância tinha uma forte relação com a música. Sua mãe dizia que desde muito pequeno se emocionava com algumas músicas, indo do choro ao riso. As referências musicais na família eram o avô materno - que tocava violino e violão -, e também alguns tios paternos, que tocavam violão inclusive profissionalmente. Com 7 anos Paulo já cantava em casa e tinha fascínio pelo instrumento acordeom. Aos 17, começou a tocar o mesmo instrumento auxiliado pelo professor Nei Marion, e assim se desencadeou um processo de montagem de bandas, ensaios de repertórios, o que o levou aos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs).

Paulo ainda participou como intérprete em festivais realizados no cinema da cidade, cantando músicas tradicionalistas. Depois, passou a fazer shows nos teatros de arena que se instalavam na cidade, como o teatro Gira-gira, após as apresentações teatrais. Sua participação nos CTG’s esteve muito relacionada às invernadas artísticas, onde fazia parte do grupo musical, acompanhando diversos grupos ao longo dos anos, como “Os Tiranos’ em Pedro Osório, “Tangará” e “Rafael”, ambos na Vila da Quinta e ainda no CTG Hélio Olimar da Brigada Militar em Pelotas.

Participou ainda de vários festivais de música nativista tocando acordeom, e acompanhando, principalmente, sua filha e cantora Luciana Ribeiro. Também interpretou a música Domas da Vida, de Edegar Torres e Wilson Paim, gravada no disco do festival da canção Nativa de Pedro Osório, o Terra e Cor. Atualmente ainda se mantém envolvido com a música, sempre ouvindo seus artistas preferidos e tocando em algumas ocasiões para a família e os amigos.

Após receber a premiação, Paulinho tocou o seu acordeom para todos os presentes e, em uma música, foi acompanhado pela sua filha Luciana Ribeiro sendo aplaudidos em pé pelo público presente.

 

Rodrigo Netto

Assessor de Gabinete e Comunicação da Prefeitura de Cerrito

Mtb 15147