Geral

Casal de Lontras é avistado na ponte

Site fotografou animal nadando e se alimentando

(Foto: Rodrigo Netto)
Por Rodrigo Netto
07/07/2011 16:35
Atualizado em 18/09/2017 20:36
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
Na manhã gelada de quarta-feira, dia 06, da ponte sobre o Rio Piratini que separa Pedro Osório de Cerrito enquanto eu fazia fotos sobre a geada que atingiu o município, um casal de lontras chamou a atenção de quem passava pela ponte.

Continuar lendo

Publicidade

Na manhã gelada de quarta-feira, dia 06, da ponte sobre o Rio Piratini que separa Pedro Osório de Cerrito enquanto eu fazia fotos sobre a geada que atingiu o município, um casal de lontras chamou a atenção de quem passava pela ponte.

Alertado, fui verificar e pude então fotografá-las. Os animais nadavam e brincavam, se alimentando de peixes. As fotos não ficaram melhor devido a velocidade com que se locomoviam, nadando com maestria e, apesar da baixa temperatura, pareciam não se importar com a água fria.

Segundo o Biólogo Diego Soares Duquia, que é Diretor do Departamento de Meio Ambiente da cidade de Cerrito, o fato de podermos observá-las próximas ao perímetro urbano tem direta relação com a época do ano, pois nesta estação fria não há banhistas no local. A área urbana também afugenta os caçadores, se tornando assim um refúgio para as espécies silvestres. Fica clara a relação de cuidados ambientais que devem ser observados por todos, desde os empreendedores até os produtores rurais dos dois municípios, afinal nós nos utilizamos de um ambiente frágil e temos que ter a consciência de preservação de nosso ambiente, para que animais como o casal observado possam livremente se alimentar e brincar nas águas do Rio Piratini.

Conheça um pouco mais este animal:

Lontra

(Lutra longicaudis)

Classe: Mammalia

Ordem: Carnívora

Família: Mustelidae

Nome científico: Lutra longicaudis

Nome vulgar: Lontra

Categoria: Vulnerável

 

Características

É uma espécie de ampla distribuição, ocorrendo no México, América Central e América do Sul até o norte da Argentina.

As características que contribuem para a existência de populações mais numerosas da espécie são a abundância de ambientes aquáticos, que em sua maior parte devem estar livres de poluição química e orgânica, e a baixa densidade populacional humana.

As lontras ocupam vários tipos de ambientes aquáticos, tanto de água doce (rios, lagos) quanto salgada (lagunas, baías, enseadas).

Sua ocorrência está também relacionada à presença de substratos duros, que formam costões rochosos, onde os animais encontram abrigo.

A dieta consiste principalmente de peixes, sendo suplementados por crustáceos, anfíbios, mamíferos, insetos e aves. Outros organismos aquáticos, principalmente camarões, também são citados.

A lontra é um carnívoro de hábitos semi-aquáticos que ocorre em todo o Brasil, exceto nas porções mais áridas da região nordeste.

É um animal de porte médio, medindo cerca de 1 m de comprimento total e pesando de 5 a 12 kg. Sua taxonomia é confusa, havendo várias sinonímias.

Ocorrência Geográfica: Amazônia, Cerrado, Floresta Atlântica, Pantanal e Campos do Sul.

Categoria/Critério: Ameaçada/Vulnerável - Destruição de habitat, caça, perseguição, populações isoladas e em declíneo. 

Cientista que descreveu: Olfers, 1818

 

Dados fornecidos pelo Biólogo Diego Soares Duquia - Diretor Departamento de Meio Ambiente Cerrito – RS